terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Resenha [livro] - Da boca pra dentro, de Yohana Sanfer


Olá, leitores!

Trago hoje uma resenha especial! É meu segundo livro de crônicas, meu primeiro dessa autora e eu virei a maior fã depois de duas páginas!

Não fujam e venham dar uma espiada no livro nacional Da Boca Pra Dentro, da autora Yohana Sanfer, publicado pela Vermelho Marinho Editora!


Sobre o LIVRO:

Da boca pra dentro
Autora: Yohana Sanfer
Editora: Vermelho Marinho
Gênero: crônicas
Ano: 2014
160 p.

Sinopse:
"Mas quantas e quais são as coisas que dizemos depois de consultar o coração? Um punhado de essência, um milhão de desejos, um infinito de verdades? Pra onde vai e de onde vem tudo aquilo que nos importa, esse tudo que é grande e traduzido pelas palavras que não cabendo no peito, transbordam corpo, alma e nossas certezas? Minha suspeita: da boca pra dentro. São da boca pra dentro todos os beijos que respondem um anúncio de dúvida, toda saudade confessada durante o abraço, o elogio inevitável, o desabafo acolhido por um olhar, a palavra engasgada e denunciada pelas lágrimas, o grito que transgride a calmaria.(...) Moram da boca pra dentro nossos silêncios falhos, nossas falas eternizadas na lembrança de alguém, o sentimento entregue num agradecimento, numa saudação sincera, numa notícia boa, numa declaração de amor."(Trecho da crônica "Da boca pra dentro").Um livro que reverencia o amor, os sonhos, os quereres e traz outros olhares sobre o cotidiano.




*Obra cedida pela autora no formato físico. As opiniões são exclusivamente nossas. Não houve nenhum tipo de intervenção em nossos comentários.*



Da Boca pra dentro veio parar em minhas mãos de forma um tanto inusitada. Minha irmã conheceu a autora em seu curso da pós-graduação de pedagogia. Conversa vai, conversa vem, meu livro foi e o dela veio. E eu estou imensamente agradecida por recebê-lo e trazer agora a resenha pra vocês.


É um livro de crônicas, aqueles textos em que o autor reflete sobre a vida, sobre si mesmo, sobre o que acontece ao seu redor e "conversa" com o leitor. Então, não, não é um livro de ficção, mas tem sim uma linda história. História de vida, história de amores, de sentimentos.

O título do livro é explicado em um capítulo/crônica de mesmo nome. Como explicar... acho que só com uma citação mesmo:

"Moram da boca pra dentro nossos silêncios falhos, nossas falas eternizadas na lembrança de alguém, o sentimento entregue num agradecimento, numa saudação sincera, numa notícia boa, numa declaração de amor. Andei pensando que viver, viver de verdade, tem de valer os perigos e percalços dos labirintos de nossos anseios. (...) Viver tem de vir de dentro. Da boca pra dentro. De tudo que vier do coração."

Entendam a beleza do livro: você se identifica. Muito mais do que com qualquer personagem criado em quaisquer dessas loucas ficções, fantasias e distopias por aí. Você se identifica porque também tem esses sentimentos, também os guarda da sua boca pra dentro.


Yohana conseguiu uma façanha em minha carreira como escritora. São quase 3 anos e eu escrevi apenas uma crônica. Pois é, a doida que começou por uma biografia não tem o costume de "crônicar". Ei.. peraí! Não "tinha"! Após a leitura, vi que meu receio era pura embromação! Medo crônico!

"(...) Eu quis um amor assim. Quis acreditar que amor perfeito, amor certinho, amor arrumadinho é aquele que só diz sim. Mas não. Eu estava errada. (...) Amor também fica amarrotado, mal-humorado, descabelado, sai mal na foto. Não é isento a tudo como idealizamos. Não vamos criar ilusões. Amor também sangra, também se perde."

Todos os textos são primorosos, você se embala nas sensações. Algumas são para refletir, outras para divertir, muitas para amar. Fechei o livro desejando amores, lembranças, questionamentos como os dela. Fechei o livro querendo ler de novo.

A edição é bem simples, mas primorosa. As crônicas são entremeadas por poesias. Páginas amareladas, fontes em bom tamanho, revisão impecável. A Vermelho Marinho Editora me era desconhecida até então e gostei muito de ter sido apresentada através desse livro.


Eu nem sei mais o que dizer aqui na resenha pra convencer vocês de que o livro virou um dos meus favoritos. Talvez, pelas citações, mas nem são todas, fui obrigada a maneirar!

Enfim, leiam, leiam mesmo!

Ah! A autora acabou de lançar um novo livro: Amor, insônia e outras travessias, em co-autoria com Aryane Silva. Até tentei ir no lançamento, mas caiu em dia de ensaio (faltar ensaio às vésperas do espetáculo é pedir pra apanhar da professora de dança). Confiram o livro novo também! ;)



Sobre a AUTORA:

Yohana Sanfer é taurina, vascaína, tem trinta anos e mora em São Gonçalo - RJ. Formada em Serviço Social pela UFF, pesquisadora por profissão, sonhadora por teimosia e refém das letras porque não se contenta com a vida em preto e branco. Escreve no blog Papel, Palavra, Coração desde 2010, é colunista do Curta Crônicas desde 2011 e criadora da recém-lançada livraria virtual Sanfer Livros, que já reúne diversas obras e autores das literaturas nacional, contemporânea e independente. O livro "Da boca pra dentro" (2013) é sua primeira publicação literária e uma tentativa de eternizar no papel, os sentimentos e sonhos que não cabem no peito.




Agradecer a Yohana por ter enviado o livro e confiado em mim (poderia nem ter resenhado, mas foi tão boa a leitura que precisava contar pra vocês) e a minha irmã, a colunista Siglia por nos ter "apresentado".

Pessoas, não deem bobeira, leiam! Ajudem a divulgar!

Boa leitura a todos!

Até + ver!

Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão de Santa Teresa, é apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes. Surda desde os 27 anos, é co-autora em treze antologias e publicou o livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas são mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

Um comentário:

  1. Oii!! Fico feliz por ter gostado do livro!! Até eu vou querer ler!! Me empresta? Mas só depois que eu terminar as outras tantas leituras... rsrsrs... Bjos...

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: