quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Resenha [conto] - A Velha do Tempo, de L. L. Alves


OlĂ¡, pessoas!

Quase no fim de 21017, mais um ano passando. Corrido, nĂ£o Ă© verdade?

Mesmo assim, vamos terminar de divulgar as leituras do ano para que possamos começar 2018 com o pĂ© direito a "pĂ¡gina par"!

resenha da vez Ă© de um conto nacional: A velha do tempo, escrito pela nossa parceira talentosa L. L. Alves, e publicado na Amazon!




A velha do tempo
Editora: Amazon
GĂªnero: conto / aĂ§Ă£o / aventura / juvenil
Ano: 2017
41 p.

Sinopse:
Sorrir ou chorar? Lutar ou correr? Apesar de nunca terem dito que ela tinha a capacidade de vencer todos os obstĂ¡culos e ser a heroĂ­na de sua prĂ³pria histĂ³ria, Elisa farĂ¡ de tudo para tirar o feitiço que a Velha do Tempo lançou sobre seu mundo. Numa trajetĂ³ria de aprendizado e conhecimento, a menina de doze anos aprenderĂ¡ sobre aceitaĂ§Ă£o, coragem e amor. Mas cuidado: ao adentrar o Mundo Reflexo, nada mais serĂ¡ como antes.

-
Com um enredo que remete Ă s fĂ¡bulas, a autora aborda temas presentes na vida de crianças, jovens e adultos. Os leitores perceberĂ£o que os desafios vivenciados por Elisa nĂ£o sĂ£o tĂ£o diferentes daqueles enfrentados por eles mesmos. Afinal, encarar o reflexo que nos fita no espelho Ă© a batalha mais Ă¡rdua de se vencer.


AMAZON | SKOOB


*Obra cedida pela autora no formato digital para resenha referente a parceria 2017. As opiniões sĂ£o exclusivamente nossas. NĂ£o houve nenhum tipo de intervenĂ§Ă£o em nossos comentĂ¡rios.*



O Tempo.

O tempo Ă© estranho. Dias, horas, meses, anos. MilionĂ©simos de segundos. Éons infinitos. O tempo Ă© a Ăºnica escala que mede nossa existĂªncia, Ă© o que nos dĂ¡ continuidade e presença.

Em alguns dias, cinco segundos podem parecer infinitos; em outros, um ano parece ter se passado em uma noite. Na paixĂ£o, tudo acontece rĂ¡pido demais; na guerra, o tempo se arrasta.

"A figura se impelia em sua direĂ§Ă£o de forma letal. Seus passos inaudĂ­veis eram a certeza de que sua presença era indesejada."

O tempo pode ser seu maior aliado ou seu pior inimigo. Cabe apenas a vocĂª a escolha. Engana-se quem toma esta escolha por fĂ¡cil, o simples. Ela nĂ£o pode ser nem mesmo definitiva. Contudo, independente do como, o quem nĂ£o modifica: tudo depende de si mesmo.

É o que Elisa precisa descobrir em sua jornada. Uma adolescente que passa por provações diĂ¡rias em casa e na escola. AtĂ© que a Velha do Tempo lança um feitiço em nosso mundo e Elisa Ă© obrigada a percorrer caminhos e vencer obstĂ¡culos no Mundo Reflexo para que o feitiço seja quebrado.

"Pensou em sua avĂ³ e nas brigas frequentes de seus pais, na violĂªncia e nas palavras cruĂ©is proferidas. Na maior parte do tempo guardava aquelas memĂ³rias bem no fundo dentro da mente para nunca revisitĂ¡-las, mas em situações em que sua insegurança e um medo sufocante de que ninguĂ©m a amava ou se importava com ela a dominavam, todas as velhas histĂ³rias voltavam com força total."

O que ela nĂ£o sabia era que a Velha do Tempo Ă© uma conhecida muito antiga. E o desafio de vencĂª-la torna-se muito maior. Ou mais simples, depende do ponto de vista.


O conto tem aquele "quĂª" de RPG, de fĂ¡bulas. Em cada provaĂ§Ă£o, cada obstĂ¡culo que Elisa precisa superar no Mundo Reflexo, uma nova liĂ§Ă£o de vida Ă© aprendida. É comum vermos personagens crescendo e amadurecendo em livros, aliĂ¡s Ă© o que todos desejamos. Todavia, em contos, por conta do seu formato rĂ¡pido, de histĂ³ria curta, Ă© praticamente impossĂ­vel notar com clareza esse tipo de jogada literĂ¡ria.

"Tudo estava parado, como se tivesse congelado no tempo e no espaço. (...) Aquilo, definitivamente, nĂ£o estava certo. Tinha certeza que a resposta encontrava-se na figura que vira pelo canto do olho no reflexo do espelho."

Mas... convenhamos, Ă© a Luene! XD

Lu conseguiu nos mostrar o crescimento moral de Elisa apĂ³s cada provaĂ§Ă£o. Cada luta, cada briga, tinha um dever a cumprir, um ensinamento a entender e carregar. E sem esses, a luta com a Velha do Tempo nĂ£o aconteceria.

Mais uma vez, Lu nos trouxe uma personagem fora dos padrões esperados. Elisa Ă© jovem, negra, de classe mĂ©dia-baixa, com uma famĂ­lia cheia de problemas. Elisa Ă© a pessoa que costumamos ignorar ou que encontramos como personagem terciĂ¡rio.

"A balbĂºrdia dos pĂ¡ssaros foi a primeira coisa que tomou consciĂªncia ao acordar. Contudo, nĂ£o eram canĂ¡rios ou sabiĂ¡s que cantavam melodias para um despertar calmo e amigĂ¡vel; eram corvos que crocitavam o prenĂºncio de uma realidade aterradora. Elisa nĂ£o pertencia mais ao seu mundo."

O final foi o esperado, mas nĂ£o o previsĂ­vel. Complexo, nĂ£o Ă©? SĂ³ lendo para entender melhor.

Adorei a leitura e espero que em 2018 novos livros da Lu sejam lançados. Faço uma questĂ£o absurda de ajudar a divulgar. Merece!



Sobre a AUTORA:

L. L. Alves, nome artĂ­stico de Luene Langhammer Alves, Ă© formada em Letras – LĂ­ngua e Literaturas Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina e escreve desde os 13 anos de idade, tendo produzido mais de dez livros e diversos contos. Começou a ter gosto pela leitura ao ler a famosa sĂ©rie Harry Potter e nunca mais parou de ser sugada pelos livros. Foi aos 13 anos de idade que concluiu seu primeiro romance, Mudanças, e descobriu que escrever era o que queria fazer pelo resto da vida. Em 2010 ficou deslumbrada com a ideia de uma saga e de um sonho inusitado surgiu InstituiĂ§Ă£o para Jovens ProdĂ­gios, uma sĂ©rie de quatro volumes. Procurando aumentar seu estilo de escrita, a autora começou a escrever contos em 2014, do sobrenatural ao erĂ³tico. De um conto despretensioso chamado Desejo e devido ao apelo dos fĂ£s, L. L. Alves escreveu seu oitavo livro: As GRANDES Aventuras de Daniella, trabalhando com uma protagonista acima do peso e suas buscas de autoconhecimento. Sempre lidando com temas delicados e que tiram o leitor de sua zona de conforto, publicou seu primeiro new adult que fala sobre depressĂ£o e suicĂ­dio, Sebo Fernandes, na Amazon depois do sucesso na plataforma Wattpad. L. L. Alves pretende continuar escrevendo cada vez mais livros intrigando o mundo com seus mistĂ©rios e fantasia, e nunca deixando a vontade de chegar Ă  Ăºltima pĂ¡gina passar.

Obrigada mais uma vez, Lu! É sempre um prazer ler algo da sua autoria! Sempre torcendo por vocĂª!

Aos leitores, as Ăºltimas resenhas estĂ£o a caminho!

AtĂ© + ver!





Nuccia De Cicco Ă© biĂ³loga, Doutora em BioquĂ­mica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixĂ£o de Santa Teresa, Ă© apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, alĂ©m de ter uma queda saudĂ¡vel por cafajestes. Surda desde os 27 anos, Ă© co-autora em nove antologias e publicou o livro “PĂ©rolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas sĂ£o mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

Nenhum comentĂ¡rio:

Postar um comentĂ¡rio

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: