terça-feira, 12 de dezembro de 2017

[Brinquedos feitos com letras] Resenha [livro] - O Cometa, de Farrel Kautely




ATENÇÃO, LEITORES AMIGOS!!

Depois de muito tempo sem posts, em decorrência do excessivo e corrido trabalho para fechar o ano letivo, VOLTEI para “FECHAR” o ano na Coluna também!!

A leitura desta vez não foi uma escolha, foi um pedido, no entanto, um pedido muito bem aceito, pois foi uma leitura bem gostosa e oportuna!

Não é um tema de Natal, para combinar com o mês, mas conforme fui lendo, pude ver o quanto combina com o final do ano. Não, não é tema de Ano Novo, é o que a leitura passou que achei que combinou!

Então, vamos lá, explicar as minhas palavras.

Eu sou a Siglia, irmã e colaboradora, e te convido a explorar o mundo dos Brinquedos Feitos com letras!


O COMETA
Autor: FARREL KAUTELY
Editora Mundo Kauteriano
2017

Sinopse: Durante uma brincadeira com seus amigos, Calvin tenta contar as estrelas. Embora uma noite não tenha sido o suficiente para isso, foi tempo o bastante para que o garoto se apaixonasse pelos mistérios que as cercam e buscasse encontrar maneiras de alcançá-las. Ao ganhar um telescópio, Calvin faz amizades que vão ajudá-lo a descobrir coisas incríveis a respeito do universo, desde os cometas mais simpáticos aos buracos negros mais assustadores.



 “O COMETA” é o primeiro post da Coluna, que tem indicação para a faixa etária juvenil (10 a 12 anos). Sem muitas imagens e cores e mais conteúdo para leitura, a história de Calvin é contada com detalhes que mais parecem verdadeiros, do que um conto, uma fantasia.


Calvin, um menino que a partir de uma brincadeira teve sua primeira paixão, olhar para o céu e se encantar com as estrelas, falar com os astros e esses mesmos explicar e mostrar sobre SONHOS, AMOR, FORÇA, DETERMINAÇÃO, AMIZADE.

A emoção bateu quando o avô de Calvin falece e deixa um presente especial, Calvin não acreditava em mais nada. Ao longo da história, ele foi ganhando amigos especiais e lições e foi desta forma que foi tirando força e determinação, para conseguir o que queria e alcançar o seu objetivo.

Os jovens precisam cada vez mais de incentivo, de força, de determinação para se estabilizarem e chegar onde eles querem, precisam de alguém para guia-los para o caminho certo. No caso de Calvin começou com o apoio do avô, mas para a realidade, os jovens de hoje, na maioria das vezes não tem com quem conversar, por que os pais estão trabalhando e passam a maior parte do tempo sozinhos. 


A DICA da vez: Pais quando a criança ou jovens demonstrarem muito interesse por alguma coisa, procurem saber sobre e incentive-os... Lógico, tudo dentro de um limite. Mas quando, eles aprontarem... Deve-se ter sim, um corretivo! Bater!! NUNCA!! Mas dar um tempinho para a criança ou jovem pensar no que fez, no certo e no errado... “Dar um espaço” para entenderem a situação. HÁ!! Que link ótimo, tudo a ver com a história!! ATENÇÃO PAIS, não deixe de conversar todos os dias com seus jovens filhos, eles apesar de crescidos, precisam de um momento de conversa e de apoio!!

Professores, trabalhar essa determinação com os jovens, procurar incentivar o estudo, falar mais sobre o que querem, o que desejam, e ainda aproveitar o tema em si e falar mais sobre os astros, as estrelas, o espaço, como se pode entender todo esse Universo!


Está aí, onde eu queria chegar... Finalizar um ano com lições como essas, no país em que estamos, só lutando e muito, para conseguir o queremos...E é através dos nossos jovens, pois nós vamos mostrando tudo que estamos passando para que eles um dia possam estar mudando tudo isso! 


Um Ano de muitas lições, muito amor um pelo outro, muitas determinações a serem alcançadas! Vamos Sonhar, sim!! Como é bom sonhar!! São os nossos sonhos que nos levam até a determinação, objetivos e  Amar, Amar mais o próximo, respeitar mais um ao outro e as escolhas de cada um!



SOBRE O AUTOR:

Farrel Kautely (1994, Belo Horizonte, MG) é escritor e professor. Atualmente mora em Mariana/MG, onde cursa Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto.



“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá." (Ayrton Senna)

Desejo à todos, um excelente Natal e um Ano Novo de muito amor, paz, determinações, prosperidade, solidariedade e respeito.

Doces Beijinhos...




Siglia De Cicco é pedagoga e mora em Santa Tereza, Rio de Janeiro - RJ, mas tem um 'quê' de italiana nas veias. Seu amor e dedicação pelas crianças começou ajudando a cuidar de primos mais novos. Quando se tornou “professoranda”, seu interesse pela leitura aflorou: adora um romance, comédias, seriados, ama tudo que está relacionado com animais e crianças, inclusive desenhos animados.


CONTATO >> sibiella@gmail.com 

FACEBOOK | INSTAGRAM


2 comentários:

  1. Olá Siglia, como vai?
    É minha primeira vez por aqui e gostei do seu cantinho.
    O livro parece lidar com temas interessantes para a faixa etária citada. Gostei da premissa e desejo muito sucesso ao autor.
    Eu concordo com você, que as mudanças em nosso país virá das novas gerações, mas isto também me preocupa muito já que hoje em dia os valores estão todos distorcidos. As famílias precisam valorizar suas crianças e jovens, os apoiando em novas descobertas, ensinado o lado bom e certo da vida, e os ensinando a sempre questionar o que é melhor para si. Adorei sua resenha e suas considerações.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Que prazer em lhe responder e ter você aqui pela primeira vez!
      Obrigada pelo carinho e atenção com a Coluna!
      Concordo também que os valores hoje estão distorcidos, porém nós podemos mudar muita coisa!! Nada acontece de uma hora para outra, mas os jovens precisam entender que o hoje nós estamos fazendo por eles, um dia eles precisarão fazer também!
      Adorei seu comentário e espero que volte outras vezes!!
      Beijos...

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: