terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

[Meu Amigo Blog] - Usando o Rafflecopter parte 4

E aĂ­, pessoas!

Chegamos ao final de fevereiro! SĂ³ eu acho que os dias estĂ£o passando rĂ¡pido?

Mas, bem... É dia da coluna Meu Amigo BlogAqui ajudo vocĂªs com tudo o que eu jĂ¡ aprendi nessa pequena e esburacada estrada da blogosfera.



Em janeiro, começamos a explicar como usar o aplicativo Rafflecopter. Com ele, hĂ¡ possibilidade de montar um formulĂ¡rio de regras para sorteios, muito usado em blogs!

AĂ­, quando iniciei a organizar a postagem, percebi que ela iria ficar i-men-sa!! EntĂ£o, dividimos em 4 partes, a saber:




Parte 4 - selecionando o ganhador


As postagens foram espaçadas com intervalos de 2 semanas. E hoje Ă© o dia da Ăºltima parte, Ăºltima explicaĂ§Ă£o e aposto que agora vocĂª estĂ¡ craque no app!

Vamos, finalmente, Ă  Parte 4!




Parte 4 - selecionando o ganhador

Na parte 1, explicamos como montar um formulĂ¡rio.

Na parte 2, mostramos a colar o formulĂ¡rio em uma postagem na plataforma do Blogger. 

A parte 3 ensinou como colocar o mesmo formulĂ¡rio na sua fanpage no Facebook.

E a Ăºltima parte vai explicar como selecionar o(s) ganhador(s) do sorteio e como ver e salvar as informações que os participantes colocaram no formulĂ¡rio. 

Respirem fundo, falta pouco... e lĂ¡ vamos nĂ³s:


Comece entrando no site do aplicativo RafflecopterColoque seu e-mail e senha (setas vermelhas) e clique em "Let me in".




Se vocĂª nunca criou um formulĂ¡rio de sorteio, acesse a PARTE 1 e saiba como fazer, passo a passo. Depois acesse as partes 2 e 3 para instalar o formulĂ¡rio onde deseja.


35 - AparecerĂ¡ a sua Ă¡rea de trabalho (DashBoard), onde estarĂ¡ seu formulĂ¡rio.


Passe o mouse por cima formulĂ¡rio e clique em "Entries(seta vermelha esquerda). VocĂª serĂ¡ direcionado a uma nova pĂ¡gina, conforme mostra a imagem 35. Clique em "Add a Random Winner(seta vermelha direita). Para que o nome do ganhador apareça no formulĂ¡rio, seja no blog, seja na fanpage, vocĂª precisarĂ¡ marcar a caixa "Display the winners on the widget(retĂ¢ngulo vermelho).




36 - A tela agora irĂ¡ mostrar a foto, o nome e o e-mail do ganhador selecionado. Caso o sorteio seja para mais de um ganhador, basta clicar novamente em "Add a Random Winner". O segundo ganhador estarĂ¡ logo abaixo do primeiro (seta vermelha). Clicando no nome do ganhador, vocĂª verĂ¡ dia e hora em que ele acessou o formulĂ¡rio.



37 - Para copiar o e-mail do ganhador, clique em "Copy e-mail address(seta vermelha esquerda). Agora dĂª CTRL + C e cole (CTRL + V) onde quiser salvar. HĂ¡ uma caixinha verde "E-mail winner" que seria para enviar o e-mail diretamente ao ganhador, mas... SĂ³ funciona na funĂ§Ă£o paga do App. 

Se o ganhador nĂ£o cumpriu todas as regras ou nĂ£o entrou em contato com vocĂª, Ă© perfeitamente possĂ­vel descartĂ¡-lo para selecionar um novo. Para desabilitar o ganhador, clique em "Disqualify this winner(seta vermelha direita).



38 - Como saber se os participantes cumpriram todas as regras? Facinho! Role para baixo a pĂ¡gina onde vocĂª jĂ¡ estĂ¡. Em "Moderate Entries", clique em "Show me the entries(seta vermelha pequena). ApĂ³s alguns segundos, irĂ¡ aparecer uma tabela como mostra a imagem 38, muito parecida com o Excell.

Nessa tabela tem tudo! Nome, e-mail, qual regra, se cumpriu, se tinha dados a recolher e quais foram, data e hora em que o participante registrou.




39 - Se vocĂª nĂ£o estiver com paciĂªncia para ficar ali, olhando aquela tabela e quiser salvar para uso posterior, Ă© possĂ­vel exportĂ¡-la.


Clique em "Export entries to excell(seta vermelha). IrĂ¡ aparecer uma mensagem, informando que um e-mail foi enviado a vocĂª (retĂ¢ngulo vermelho). Alguns minutinhos depois, seu e-mail chegarĂ¡ igual mostra a imagem 39, Ă  direita. Basta salvar o arquivo CSV e abri-lo no Excell normalmente.



E pronto! Acabou seu primeiro sorteio!!

Agora vocĂª pode começar outro tranquilamente! ;)

Com o tempo, vocĂª se acostuma com o aplicativo. É trabalhoso, mas te poupa de ficar montando tabelas ou olhando o cumprimento de regra por regra.

Mas, olha, o uso do App Ă© opcional, ok? SĂ³ use se quiser! ;)


Foi uma longa jornada, mas acho muito legal compartilhar conhecimento! Tendo dĂºvidas, nĂ£o fiquem com vergonha, podem perguntar Ă  vontade, seja nos comentĂ¡rios ou por e-mail.

A prĂ³xima postagem da coluna sairĂ¡ em março. Fiquem atentos!

Tutoriais sĂ£o o mĂ¡ximo! VocĂªs tem algum tema preferido? Ou algum aplicativo que queiram saber como funciona? Mandem suas sugestões que eu coloco na minha lista.

Bons sorteios!

AtĂ© + ver!






Nuccia De Cicco Ă© biĂ³loga, Doutora em BioquĂ­mica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixĂ£o de Santa Teresa, Ă© apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, alĂ©m de ter uma queda saudĂ¡vel por cafajestes. Surda desde os 27 anos, Ă© co-autora em oito antologias e publicou o livro “PĂ©rolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas sĂ£o mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

FACEBOOK | FANPAGE | TWITTER | INSTAGRAM | WATTPAD | SKOOB | 


Nenhum comentĂ¡rio:

Postar um comentĂ¡rio

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: