terça-feira, 27 de setembro de 2016

[Especial Setembro Azul] - Quem são as Personalidades Surdas?

Bom dia, nucciamigos!

Vamos continuar com a Semana Especial Setembro Azul?

Para quem perdeu ontem a primeira postagem, lembramos que este mês é chamado de Setembro Azul em homenagem às datas e à luta pelos direitos dos surdos.

E hoje nosso assunto é Personalidades Surdas! Quantos famosos, grandes personalidades da história do país e do mundo você conhece que tinham ou tem surdez, parcial ou total? 

Trago alguns pra você! Vem!




SEMANA ESPECIAL SETEMBRO AZUL

Dia 27/09 - Personalidades Surdas

Dia 29/09 - Inclusão Auditiva
Dia 30/09 - Literatura Surda




THOMAS EDISON

Thomas Alva Edison nasceu em 1847, em Ohio, nos EUA. Aos 7 anos, foi expulso da escola, pois o professor não sabia lidar com seu "atraso mental". 

Em 1876, já era um grande empresário americano inventor do fonógrafo, do cinematógrafo, do gramofone, da lâmpada elétrica incandescente, do ditafone e do cinetoscópio, além de aperfeiçoar os aparelhos de telefone. É considerado um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. 

Thomas Edison era SURDO desde os 13 anos. A causa da surdez é discutível: Edison dizia ter sido erguido pelas orelhas; médicos analisaram seus sintomas ao longo da vida e disseram ser a febre escarlatina (contraída por Edison por volta dos 6 anos) a causa da sua surdez.



Confiram a postagem completa AQUI.





MYRA MEDRANA

Saindo da ciência... Myra Medrana nasceu com um defeito no sistema nervoso auditivo, mas só recebeu o diagnóstico da surdez com 4 anos. Os médicos informaram que os nervos auditivos não se desenvolveram. Mas isso não foi um problema para ela nem para sua família.

Ela é coreógrafa e diretora da Cia de Dança Filipina Dulaang Tahimik ng Pilipinas (DTP), que tem atualmente cerca de 20 componentes, todos surdos, alguns bailarinos e diretores. Myra afirma que, para montar as coreografias do grupo, a letra de uma música vem antes da melodia. 

"Somente após ter a letra e o estado de espírito, eu percebo e imagino os movimentos, ações e expressões que são correspondentes. O ritmo depende das vibrações que sentimos".



Confiram a postagem completa AQUI.


SHAWN DALE BARNETT

Pára tudo, Nuccia!!! Você está tentando me convencer que existe um músico surdo?

Pois é! Existiu, sim! E nem estou falando de Ludwig van Beethoven, o pianista e compositor surdo mais famoso do mundo.

Shawn nasceu em 1963 totalmente surdoDesde os 5 anos de idade tocava tambor e tinha extrema habilidade em manter o tempo musical. 

Por anos, afirmaram que a surdez o impediria de tudo, sendo veementemente desencorajado a tentar a carreira musica. Poucos meses antes da graduação, Barnett apostou com os colegas de classe que conseguiria tocar bateria junto com a banda da casa, em um bar local. Saiu do bar ovacionado.


"Eu tinha um ritmo natural."
Barnett foi o primeiro e único homem surdo na 7ª posição no 'Top 10 hit' da MTV. Também foi o primeiro 100% surdo de possuir uma gravadora e o primeiro a ensinar às crianças surdas na Escola Kansas para Surdos, em 1998.

Shawn Dale Barnett


Shawn Dale Barnett veio a falecer, devido a um câncer, em fevereiro de 2003.

Confira a postagem completa AQUI.




NYLE DIMARCO 

Nascido na cidade de Nova Iorque, EUA, em 8 de maio 1989, Nyle DiMarco é atualmente ator, ativista e modelo, surdo e gato desde que nasceu!

Usa a American Sign Language (ASL) na sua comunicação desde a infância. O uso da língua, segundo ele, apenas fortaleceu seu talento natural.

Em 2015, foi o primeiro modelo surdo a participar e vencer a competição da temporada 22 de America's Next Top Model, assinando contrato com a agência Wilhelmina Models. Logo depois, competiu e venceu a temporada 22 do programa Dancing with the Stars.

Segundo ele, a surdez é uma vantagem no mundo da moda, pois ele já está acostumado a transmitir mensagens sem falar. Ele também acredita que papéis de filmes, novelas, seriados sobre personagens surdos devam ser interpretados por atores surdos.


Confiram a postagem completa AQUI.



MARLEE MATLIN

Surda desde os 18 meses de idade, devido a um exantema súbito, é a única atriz surda e a atriz mais jovem a ganhar um Oscar de Melhor Atriz em um papel principal pelo filme Children of a Lesser God, que foi o seu primeiro trabalho em cinema (1986).

Seu primeiro papel foi como Dorothy, na peça teatral O maravilhoso mágico de Oz, quando possuía sete anos. Já ganhou um Globo de Ouro, e quatro indicações para o Emmy.

Membro Associação Nacional dos Surdos (National Association of the Deaf), atualmente interpreta Melody Bledsoe, surda, na série americana Switched at Birth.


"A única coisa que eu não posso fazer é ouvir"


BRENDA COSTA

Brenda começou a sua carreira como modelo quando tinha 16 anos, em Ipanema, RJ. Surda desde o nascimento, fez terapia da fala desde os 2 anos e aprendeu a desfilar fazendo leitura labial.

Com 19 anos, começou a sua carreira internacional em Nova York, nos EUA. Já esteve na capa da edição francesa da revista ELLE e já foi modelo em campanhas da Baby Phat, L'Oréal, Sergio Rossi e Enfasis Lingerie.

Quando morava em Paris, lançou sua autobiografia "Bela do Silêncio", traduzida para o espanhol e lançada em Barcelona em 2007. Neste mesmo ano, fez cirurgia para implante coclear, ainda na França.

Atualmente, mora em Londres e com Karim Al-Fayed, herdeiro da Harrod's, e seus dois filhos.






Quer saber mais sobre surdez e sobre como é estar nesse mundo de silêncio físico imposto? Quer saber como aprender leitura labial e dançar sem perceber som algum? Quer conhecer outros livros sobre surdez?


Adquira já o seu exemplar do livro 
"Pérolas da minha surdez"!




E, com isso, encerro mais um dia de conscientização!

Essas personalidades são apenas algumas que conheci fazendo pesquisa na internet. A minha lista é maior que isso e a lista original então, nem se fala! Mais alguns:







Portanto, mente aberta, people!!!

Até + ver!






*SORTEIO ATIVO*
(clique na imagem para ser direcionado)


5 comentários:

  1. Achei sua postagem muito legal! Acredito que o caso do Beethoven seja mesmo o mais famoso, e adorei você ter falado de pessoas que em sua maioria eu não conhecia. O Thomas Edison obviamente foi a exceção, mas eu não tinha a menor ideia de que era surdo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nu, sua linda, tudo bem?
    Eu perdi a primeira postagem, então, não sabia ainda o significado do setembro azul. Estou simplesmente chocada, pois sempre liguei os movimentos da dança ao envolvimento com a música. Amei todos os exemplos que você nos trouxe, não conhecia nenhum deles. Adorei a postagem.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  3. Olá amore,
    Adorei – Setembro Azul – parabéns pelo post... arrasou!
    Nossa muito, mais muito interessante mesmo seu post, parabéns... muito conhecimento!
    Ai está a prova que a limitação está muito além do que qualquer problema... e que temos que superar tudo que for possível.
    Curiosa pra ler seu livro!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nu! Tanta gente que a gente conhece e nem imagina que é surda. De personalidades famosas que eu conhecia até agora só o Beethovem e vc! Nunca soube que o Thomas Edison era surdo. Esse Nyle Dimarco é gato mesmo, hein! Adorei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Nuccia!
    Fiquei impressionada com seu post porque não sabia dessas personalidades, só do Beethoven. Nem mesmo do Goya eu sabia :o
    Mas o mais importante é ressaltar o quanto essas pessoas vivem, trabalham, criam como qualquer outra. É chega para lá no preconceito.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: