sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Resenha [livro] - Cidade dos Ossos

Ei, pissouas!!

Nada como mais uma resenha no ar! Em especial, se o livro te agradou bastante!


Hoje, nosso 'blá blá blá' é sobre o livro "Cidade dos Ossos", o primeiro volume da coleção "Instrumentos Mortais", escrito por Cassandra Clare. 

O livro também faz parte do Desafio Literário Skoob 2015, que estou participando. Para o mês de Fevereiro, foram especificados livros com tema Fantasia. Escolhi bem, ou não?


*Livro do acervo pessoal do blogueiro*

Vamos nós? A sinopse:

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

The resenha is coming:


Como vocês puderam perceber, a história trata de um mundo sobrenatural coexistindo com o nosso. Nele, vivem demônios, vampiros, lobisomens, feiticeiros, anjos, os Nefilim (Caçadores de Sombras) e nós, reles mortais, os mundanos. Clary descobre que toda sua vida foi encoberta por um feitiço de memória poderoso. Tanto ela, quanto sua mãe são Caçadoras de Sombras.

Quando começa a realmente ver e a fazer parte desse lado do mundo, Clary encontra outros Caçadores, incluindo o sonho de qualquer adolescente que assiste novelas. Jace é um adolescente alto, musculoso, louro, de cabelos relativamente compridos, olhos de um cobre amarelado, dono de um humor sarcástico, personalidade forte, descrença em amor e imensa habilidade na luta para manter o equilíbrio com o Submundo.

Óbvio que se apaixonam. Óbvio, também, que se forma um triângulo amoroso entre eles e o melhor amigo de Clary, Simon. Na verdade, há um quadrado amoroso, já que o melhor amigo do Jace também é apaixonado por ele.

Ah! Então é outro daqueles livros bem comerciais, com uma história semi-pronta, cujo desfecho é claramente o mundo estar salvo e os mocinhos se amando? Sim e não.

É uma coleção comercial, com enredo típico, mas... Bem, o livro é muito bem escrito, possui um catatau de informações e detalhes, e muitas explicações (algumas longas) em forma de diálogos, mas você não se perde na história, nem ela fica muito arrastada e enfadonha. O enredo também possui muitas cenas de ação e luta, entretanto não é uma confusão desnorteada, dá pra acompanhar muito bem. Tudo acontece em poucos dias, porém é tudo tão fluente que parecem meses. E o romance nem é tão chatinho e meloso assim. Devido ao humor sarcástico de Jace e às tiradas geeks de Simon, o livro é até bem divertido.

A autora conseguiu juntar diversas criaturas mitológicas num enredo só e trabalhar com todas em uníssono sem se perder ou embolar tudo. Não vi um único erro de coerência ou frases confusas. Apesar de tudo isso, e com um final não esperado, bem distante dos clichês atuais, o livro não me deu aquele 'feeling', a vontade de reler tudo, mas deu curiosidade suficiente para ler do meu jeito 'flash' e ler as continuações.

Ah, é. Esta edição que possuo (já é a 30ª!!), infelizmente, veio com erros de impressão. Muitos dos travessões dos diálogos não estão impressos. Eu começava a ler, como se fosse um parágrafo narrativo e era o meio de uma conversa. Mas, foi apenas em algumas páginas. Deu pra relevar.

Não sei se vocês todos sabem, mas o livro deu origem a um filme, chamado de "Instrumentos Mortais", com "Cidade dos Ossos" relevado a segundo plano. Será que houve intenção de fazer sua sequencia? Achava que não, fui pesquisar e vi que o filme não teve a bilheteria esperada, e a sequencia havia sido cancelada. Mas, aí, também achei um boato de que "Cidade das Cinzas" seria gravado no final de 2014. Acho que não foi. enfim, a resenha do filme vem depois, eu ainda não assisti. Veremos como ele se comporta perante a 'Maldição das Adaptações'.

Deixo aqui umas citações que tirei do livro:


Espero que vocês apreciem a obra. Boa leitura!

Até + ver!

Nu.

2 comentários:

  1. Nice review dear!
    I'm following you , kindly follow back
    http://dimplekhadi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you for your comment and visit!
      I'm just following back!
      kisses! Nu,

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: