quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Resenha [filme] - A Hospedeira

(postagem atualizada em dezembro/2016)

Oi, pessoas!!

Partiu mais uma resenha de filmes?

O escolhido de hoje foi A Hospedeira, lançado em 2013. Passou uma reprise no HBO, e lĂ¡ fui eu assistir novamente pra resenhar.

Baseado no romance de mesmo nome da autora Stephanie Meyer (Saga CrepĂºsculo), tambĂ©m contou com sua assinatura na produĂ§Ă£o. Os direitos do filme, inicialmente pertencentes aos produtores Nick Wechsler, Steve e Paula Mae Schwartz, foram comprados pela Open Road Films, uma produtora independente. Andrew Niccol (Gattaca) fez o roteiro e a direĂ§Ă£o.


A HOSPEDEIRA

The Host, 2013
Drama, ficĂ§Ă£o cientĂ­fica, romance
125 min.

Sinopse:
Em The Host, o planeta Terra Ă© invadido por um inimigo despercebido. Os humanos sĂ£o transformados em hospedeiros dos invasores: passam a nĂ£o ter mais sua prĂ³pria consciĂªncia, enquanto o corpo permanece igual e a vida prossegue sem qualquer mudança aparente. A maior parte da humanidade nĂ£o consegue resistir. Quando Melanie, um dos poucos humanos que ainda nĂ£o haviam sido capturados, Ă© encontrada, ela tem a certeza de que chegou o fim. Peregrina, a alma invasora a quem o corpo de Melanie Ă© entregue, havia sido avisada sobre o desafio de viver no interior de um humano: emoções avassaladoras, excesso de sentidos, diversas recordações presentes. Mas existe uma dificuldade com que Peregrina nĂ£o contava: a dona anterior do corpo combate a posse da sua mente. Peregrina esquadrinha os pensamentos de Melanie, na esperança de descobrir o paradeiro da resistĂªncia humana. Melanie inunda-lhe a mente com visões do homem por quem estĂ¡ apaixonada — Jared, um sobrevivente humano que vive na clandestinidade. Incapaz de se libertar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a sentir-se atraĂ­da pelo homem que tem por missĂ£o denunciar. No momento em que uma inimiga em comum, a Buscadora, transforma Peregrina e Melanie em aliadas involuntĂ¡rias, as duas lançam-se numa busca perigosa e desconhecida pelo homem que amam. Eventualmente, Peregrina passa a viver com um grupo de humanos resistentes, encontrando dificuldades para ser aceita e um grande risco de ser assassinada. PorĂ©m, algumas das pessoas do local se aproximam dela, incluindo o irmĂ£o mais novo de Melanie, Jamie, e um dos residentes locais, Ian O'Shea.





A Hospedeira foi classificado com os gĂªneros romance e ficĂ§Ă£o cientĂ­fica. Tem gente que diz que Ă© ficĂ§Ă£o cientĂ­fica romĂ¢ntica. Outros nĂ£o dizem nada, apenas massacram o filme.

TĂ¡... NĂ£o Ă© um dos melhores filmes da face da Terra, porĂ©m nĂ£o Ă© tĂ£o ruim assim.

Assim, se vocĂª resolveu assistir o filme, pensando em uma tĂ­pica ficĂ§Ă£o cientĂ­fica alien, ao estilo “Independence Day” ou “Guerra dos Mundos”, desista agora enquanto Ă© tempo. 


A histĂ³ria Ă© narra a vida de Melanie Stryder, logo apĂ³s a invasĂ£o da Terra por seres de outros mundos, chamados Almas. SĂ£o aliens do tipo parasitas: eles vivem Ă s custas de dominar seus hospedeiros, assumindo suas identidades e personalidades por determinados tempos de vida.

Tudo ia bem com o sistema de invasĂ£o para promoĂ§Ă£o da paz universal atĂ© que chegaram Ă  Terra. Aqui, a invasĂ£o teve mais resistĂªncia e as almas começaram a sucumbir aos nossos neurotransmissores, ou seja, sentimentos e personalidades conflitantes.

Tanto conflito que Peregrina, a alma parasitando Melanie, acabou por se meter em apuros com humanos rebeldes da famĂ­lia de Mel e com seu prĂ³prio povo.

Ah, sim! Como acontece quase sempre, o filme sofre da MaldiĂ§Ă£o das Adaptações. O roteiro do filme Ă© uma versĂ£o simplista e mĂ­nima do que Ă© o livro. Praticamente uma histĂ³ria nova. A crĂ­tica cinematogrĂ¡fica odiou. Alguns fĂ£s da autora SM atĂ© gostaram. Eu, particularmente, achei vĂ¡lido como entretenimento para a noite solitĂ¡ria de sĂ¡bado se nĂ£o houver mais nenhum outro filme legal na TV. E deixo claro: prefiro o livro mil vezes.


No filme, a relaĂ§Ă£o da hospedeira Melanie com Peregrina Ă© quase relevada a segundo plano. A atriz Ă© boa e soube fazer uma boa interpretaĂ§Ă£o, mas nĂ£o sei porque as personagens tem um jeito que nĂ£o condiz com o livro. Peregrina parece ser bem mais batalhadora/lutadora e amorosa, porĂ©m no filme parece sempre fraca.

A relaĂ§Ă£o delas com os humanos rebeldes tambĂ©m Ă© precĂ¡ria. Nem de longe conseguimos captar o quanto sofreram quando foram capturadas e feitas prisioneiras, o sentimento de perda, o medo da morte, a compaixĂ£o que adquire no contato regular ao longo da sua estadia nas cavernas.

A escolha dos atores nĂ£o Ă© nem de longe prĂ³xima Ă s caracterĂ­sticas fĂ­sicas e de personalidade dos personagens. O melhor exemplo disso Ă© a Buscadora. No livro, ela Ă© bem mais intimidante e petulante, vocĂª tem vontade de estrangulĂ¡-la; no filme, Ă© sĂ³ irritantemente chata, nem de longe vocĂª percebe a força e a teimosia que o personagem devia ter.


O imaginado bonitĂ£o do Ian O'Shea, um fortĂ£o capaz de matar aliens a torto e a direito, que tambĂ©m se mostrou capaz de amar alguĂ©m por suas ações e nĂ£o seu corpo, tambĂ©m decepcionou um pouco no filme. O ator conseguiu captar a essĂªncia amorosa do machĂ£o matador de aliens, sĂ³ que parou aĂ­. Todo o resto dele, assim como o fĂ­sico, nĂ£o corresponde com a descriĂ§Ă£o do personagem. Ficou um Ian chocho, minguado.

Com uma baixa quantidade de efeitos especiais pirotĂ©cnicos, o filme apresenta cenas de aĂ§Ă£o e morte que nunca existiram no livro, talvez como uma tentativa de deixar o enredo mais ativo do que o meloso. As cenas mais intensas sĂ£o as mais sentimentais, mais para o final, quando os humanos rebeldes podem finalmente ver como sĂ£o as Almas.

Enfim, o filme vale as horas gastas assistindo? Se vocĂª estĂ¡ a fim de uma ficĂ§Ă£o cientĂ­fica diferente, onde os aliens nĂ£o tem olhos gigantes, nem se parecem com insetos grotescos e nĂ£o estripam seres humanos, ou sem seres humanos se unindo sob o comando de um presidente para detonar naves alienĂ­genas, ok, vai ter servir. Se vocĂª quer ver a bagaça explodindo... Acho que nĂ£o vai rolar pra vocĂª.




ELENCO PRINCIPAL

- Melanie Stryder / Peregrina - Saoirse Ronan, de Desejo e ReparaĂ§Ă£o

- Jared Howe - Max Irons, de A Garota da Capa Vermelha

- Ian O'Shea - Jake Abel, de Percy Jackson e o LadrĂ£o de Raios

- Buscadora / Lacey - Diane Kruger, de A Lenda do Tesouro Perdido)



No final das contas, nada disso importa. Se vocĂª estiver a fim, veja. 

E aproveite o filme!

AtĂ© + ver!





Nenhum comentĂ¡rio:

Postar um comentĂ¡rio

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: