sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Resenha [filme] - O Homem de Aço

(postagem atualizada em fevereiro/2017)

Olá, leitores e amantes do cinema!


É a primeira resenha de filme do blog e eu tentei ser imparcial e sucinta. 

Please! Eu não sou leitora de quadrinhos, apesar de ser fã dos heróis magicamente criados lá. Então, se eu for malvada com alguns filmes, tenham paciência! ;)

Vamos à resenha? O primeiro filme resenhado é O Homem de Aço, da Warner Bros, lançado em 2013.


SUPERMAN: O HOMEM DE AÇO
Man of Steel, 2013
Ficção, DC Comics, fantasia, ação
143 min

Sinopse:
Kal-El foi transportado de Krypton (um planeta alienígena avançado) para a Terra anos atrás e é achado por um casal de fazendeiros de Kansas City que lhe dá o nome de Clark Kent. Descobrindo aos poucos que é diferente das demais pessoas, aos vinte e poucos anos se sente alienado por poderes além da imaginação. Frequentemente se pergunta “Por que estou aqui?”. Clark viaja pelo mundo em busca de respostas e enfim consegue saber sobre seu passado e quem são seus verdadeiros pais. Mas, moldado pelos valores de seus pais adotivos Martha e Jonathan Kent, Clark logo descobre que ter super-habilidades significa tomar decisões extremamente difíceis. E quando o mundo é atacado por antigos inimigos do seu povo, Clark deve se tornar o herói conhecido como “Superman”, não só para brilhar como o último raio de esperança, mas para proteger aqueles que ama.

(postagem atualizada em fevereiro/2017)

O filme foi lançado em 2013 e visto por milhões de pessoas, menos eu, a doutoranda atrasada. Dirigido por Zack Snyder ( o mesmo de 300 e outros tantos filmes baseados em quadrinhos), o filme traz uma nova luz sobre a origem do herói Superman, da DC Comics, estrelado por Henry Cavill. É o primeiro filme do Universo Estendido DC, ou seja, virão continuações!

Ontem, finalmente, eu assisti ao filme todo pela HBO. Achei a narrativa do filme interessante, entremeando presente com 'flashbacks' da infância e juventude do personagem. Isso deu mais dinamismo do que se fosse uma narrativa linear. 

O filme inicia com a destruição de Kryton, nos mostrando as formas de vida do planeta, seus cidadãos e o lançamento da nave de Kal-El. No início achei essa parte meio longa para um 'prólogo', mas se o filme é sobre a origem do cara, ok, tá valendo. 


Achei que a família Kent foi bem negligenciada. Poderiam ter falado um pouco mais sobre a relação familiar do nosso lindo e gostoso ET herói. Porém, juro que entendo: não dá pra fazer muita coisa com 2h de filme. Por isso que se chama adaptação.

As cenas de ação são recheadas de lutas e alta tecnologia, o que às vezes impede que o espectador consiga acompanhar a cena.

O ator Henry Cavill é um galã lindão, de olhos azuis. Sua musculatura no filme me fez dar uma babadinha de leve. Mas o cabelinho 'pega-rapaz' (ou melhor, 'pega-moça'), não funcionou bem com ele, sei lá não gostei! Só para me crucificarem mais, achei ele 3x mais bonito de barba por fazer.

Também achei estranho a pequena crise existencial que ele tem, se mantendo longe da família e em trabalhos braçais que nunca soube que ele fez. De novo, eu não li os quadrinhos, então...


Tem outros detalhes que eu não fui muito com a cara também, como a origem do uniforme e a Lois loira, por exemplo. Achei que destoou do personagem a que estou acostumada. Contudo, deve ser porque sofro de influências dos filmes antigos (os com galã lindão Christopher Reeve) e das séries de TV (Lois & Clark; Smallville).

De forma geral, gostei do filme, pois amo filmes de ação e baseados em quadrinhos. Os atores mandaram bem, os efetos estavam espetaculares. E a visão da humanidade sobre o que é desconhecido... essa não muda mesmo, somos muito idiotas.

Um sucesso de bilheteria que foi tanto elogiado, quanto criticado pela reinvenção e falta de desenvolvimento do personagem, narrativa e efeitos.

No mais, os fãs menos fanáticos vão se deliciar. Aqueles que sobrevivem dos quadrinhos terão outras tantas críticas a fazer, mas lembremos que adaptações nunca serão fiéis.



TRAILER OFICIAL:


ELENCO PRINCIPAL

Kal-El / Clark Kent - Henry Cavill, de The Tudors

Martha Kent - Diane Lane, de Sob o Sol de Toscana

Jonathan Kent - Kevin Costner, de Dança com Lobos

Lois Lane - Amy Adams, de Encantada

General Zod - Michael Shannon, de Boardwalk Empire 

Faora - Antje Traue, de Pandorum

Jor-El - Russel Crowe, de Gladiador

Lara Lor-Van - Ayelet Zurer, de Anjos & Demônios

Perry White - Laurence Fishburne, de Matrix



No mais, espero que se divirtam tanto quanto eu.

Bom filme!

Até + ver!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: