segunda-feira, 14 de agosto de 2017

[Respondendo TAGs] - Cardápio Literário

Bom dia, nucciamigos!

Hoje é dia de responder TAG!

A Book TAG da vez é bem diferente, tenho certeza que vai dar água na boca e nos olhos de vocês!

Vem saber quais dos meus livros combinam com o Cardápio Literário, encontrado no Blog Shake de Palavras!



BEBIDAS

1- CHÁ:
Aquele livro que é leve e calmo, ou te deu sono.

A Pianista é um livro escrito pela austríaca Elfriede Jelinek, que recebeu um Nobel de Literatura em 2004. Ele não tem nada de leve ou de calmo, mas a forma como a autora escreveu o livro me deu sono. Foi uma leitura muito corrida, confusa demais no começo, e por intercalar muito os personagens na narrativa, me perdi um pouco. Mas o livro é bom, no sentido perturbador de ser.

A Pianista narra a história de Erika Kohut, uma professora de piano na casa dos 40, que mora com sua mãe ultra conservadora e controladora. Sua infância foi totalmente ocupada em aprender piano, e toda sua mágoa e dor ela despeja em cima dos seus alunos. Erika não tem desejo, não sente amor ou paixão. Até surgir o aluno Klemmer, por quem desenvolve uma paixão submissa, sem entrega, sob os constantes olhares da mãe.





***

2- CAFÉ:
Aquele livro que não te deixou dormir.

Quem não conhece a história por dentro do livro O Código da Vinci é tão louco quanto quem não sabe o que acontece em Harry Potter. São tantas jogos e enigmas a serem decifrados, tantos símbolos e conexões que me foi impossível dormir sem chegar ao final e respirar um profundo "ufa!".

Em O Código da Vinci, conhecemos o famoso professor simbologista Robert Langdon que se vê envolvido com a morte do curador do mais famoso Museu da face da Terra, o Louvre. Para entender o que aconteceu e manter guardado um segredo de milênios, Langdon e a sobrinha do curador tem de desvendar todos os símbolos e segredos escondidos.




***

3- CACHAÇA:
Aquele livro que te deixou de ressaca.

Esses últimos anos encontrei alguns livros que me deixaram de ressaca, mas daquelas ressacas que nos fazem jurar nunca mais beber do cálice literário... Quem me conhece, sabe que a coleção Alfa e Ômega ganha de lavada no quesito ressaca, seguido de pertinho pela coleção Sevenwaters e pelo nacional Uma canção para a libélula.

A coleção Alfa e Ômega conta a história do casal Charlie e Anna. Charlie é um Alfa, um dos lobisomens que irá assumir o comando da alcateia, mas até lá ele é o xerife de seu pai, aquele que impõe ordem, que faz todos seguirem as regras e que mata os desordeiros. Anna é uma lobisomem também, mas ela é do tipo Ômega, a que acalma toda a alcateia, que mantem os lobos unidos e com relativa paz. O problema é que o lobisomem que a criou não a tratava com o respeito que merecia. Quando se conhecem, iniciam uma relação conturbada que é testada a todo instante por bruxas, fadas e por lobos de outras alcateias.

***

4- ÁGUA:
Aquele livro que foi neutro, sem muita emoção.

Talvez de tanto ler terror e morar no centro do Rio de Janeiro, eu já esteja saturada de coisas ruins no dia a dia que me faça não sentir tanta emoção com um livro como O Vale das Bonecas.

Neste livro, escrito por Jacqueline Susann, conhecemos o mundo das drogas, mas as drogas com receitas, consumidas pelas artistas famosas de Hollywood. Conhecemos sua vida antes, sua ascensão ao estrelato e sua queda. Uma mistura incrível de cigarros, álcool e psicotrópicos que deveriam regular seu apetite, sua insônia, sua falta de disposição. O mundo girava em torno das bolinhas coloridas.






COMIDAS

1- COMIDA DA MAMÃE:
Aquele livro que não se compara a nenhum outro.

Eu me considero uma pessoa de memória muito boa. Esqueço alguns nomes, às vezes rostos, e isso chateia muito meus amigos, mas livros que me marcaram? Ha! Difícil esquecer... Um deles, muito emocionante, é À Espera de um Milagre, do ninguém mais, ninguém menos Stephen King.

Abra o livro, originalmente lançado como Green Mile, e venha conhecer um pouco da vida dos prisioneiros e dos guardas que estão no Corredor da Morte na prisão Could Moutain. Narrada sob a ótica do chefe Paul Edgecomb, seremos apresentados a John Coffey, um prisioneiro negro, de estatura muito elevada, a mente um tanto infantilizada, mas com poderes estranhíssimos em suas mãos.




***

2- ESPECIALIDADE DO CHEF:
Aquele livro bom, bonito e caro.

Bom, bonito e caro serve para quase todos os títulos de livros estrangeiros ultimamente. Não, tá, minto... mas pra uma grande maioria, sim, pois os serviços editoriais aumentam, assim como todo e qualquer serviço. Mas o salário da gente que compra o livro.....

Bem... Nessa categoria, escolhi o livro Sob a Redoma, do acho que vocês já sabem Stephen King. O livro é enorme, fez um sucesso tão enorme quanto, virou seriado, tem uma história interessante, a capa é condizente e... Foi lançado e custou por quase 1 ano mais de R$ 50,00. Dói, né?

Três anos depois, consegui de segunda mão por lindos 35,00 temers. Até chorei.





***

3- BEIRA DE ESTRADA:
Aquele livro que não te fez bem.

Quando eu digo que Diário de uma escrava não me fez bem, não é de forma alguma ruim. O livro é ma-ra-vi-lho-so!!! Muito bem escrito, totalmente realista. E por isso é cruel, chocante, te deixa meio desesperada, meio implorando por um final menos catastrófico do que sabemos que será. E a edição da DarkSide Books lacrou de vez.

Em Diário de uma escrava conhecemos Laura, uma garota pré-adolescente sequestrada, torturada, estuprada e largada no buraco de terra cavado sob a casa de um homem que todos na região achavam ser honroso, bem apessoado, alguém "de bem".




***

4- FAST-FOOD:
Aquele livro que todo mundo gosta, mas nem sempre é bom.

Agora eu vou apanhar de alguns fãs da Coleção Feios, escrita por Scott Westerfeld.

É uma ficção distópica, com toques de sci-fi, em que o mundo é todo padronizado. Ao completarem 16 anos, todos os jovens passam por um tipo de cirurgia estética, deixando de ser Feios para serem Perfeitos. Mas... sempre há um mas, o lado rebelde...

O meu problema com esse livro não foi a história em si, mas talvez a personagem principal: Tally é chata. Muito chata. E ela toma uma atitudes ao longo dos livros que valha-me deuses...! Podia ter sido uma leitura melhor. Só isso.


DOCES

1- TORTA:
Aquele livro com capa bonita, mas sem bom conteúdo.

Vou apanhar de mais fãs agora, dessa vez dos que veneram a Coleção Os Imortais, escrita por Alyson Noël.

As capas são todas lindas, a premissa dos livros é muito legal, mas o jeito como a autora desenvolveu... E todos os personagens são mimados, egoístas e chatos. Francamente!




***

2- TRUFA:
Aquele livro pequeno que te surpreendeu.

Eu leio livros de poesia, sim, mas leio muito pouco, pois eu gosto de ler aqueles que me dão afinidade com o poeta.

São poucos os livros de poesia que li sem conhecer o poeta muito bem. Alguns foram de parceria aqui no blog. Outros, por pura amizade mesmo, como é o caso do livro Jardins Dolorosos da Babilônia, do autor Orfeu Brocco.

Quando li o livro, foi bem antes de sequer imaginar uma parceria. Ele era um amigo de facebook e como estávamos nos conhecendo, trocamos obras. Que surpresa agradável!




***

3- MOUSSE:
Aquele livro extremamente doce.

Eu leio romances, só não sou chegada naqueles cheios de açúcar quentinho, melando tudo. E Beijada por um anjo é exatamente desse jeito. Haja lágrimas e saudades e beijos e mais lágrimas. Não tenho paciência, sorry...

Ivy sempre acreditou em anjos, especialmente os da Guarda. Quando se apaixonou por Christian, acho que os Anjos estavam apoiando. E tudo ia bem até o rapaz falecer em um acidente de carro. E se tornar o Anjo da Guarda de Ivy, que agora não acreditava mais em nada. Sua vida está em perigo e Christian não sabe como cuidar da garota. E se salvá-la, terá de seguir adiante e esquecer o seu amor.




***

4- BIS:
Aquele livro com gosto de quero mais.

Academia de vampiros não é só uma coleção da divônica Richelle Mead. E ela não tem só um gosto de quero mais. Ela tem todo um apetite de quero mais. E... A diva Richelle atendeu nossos pedidos, lançando a coleção Laços de Sangue que continua nos dando mais desse mundinho vampírico.

Em AV, vamos conhecer Rose Hathaway, uma dampira (mestiça de vampiro com humano), com alguns dos poderes vampíricos e outras facilidades humanas. Rose tem um segredo: é Beijada pelas Sombras, ou seja, retornou do mundo dos mortos e agora tem a estranha capacidade de vê-los pelo campus da escola. Isso é um resumo muito resumido! Não dá pra explicar a sagacidade toda da série aqui. Sorry!





EXTRA

FRUTA:
Aquele livro que faz bem, mas nem todo mundo quer.

É extremamente difícil brasileiros lendo Literatura Nacional. E quando leem, dão preferência para a literatura mais contemporânea, ignorando obras de 1980 para trás.

Bem... isso faz com que percam alguns livros muito bons. Como Mestiça, da autora Gilda de Abreu. Na época (década de 40!), Gilda chegou a ser afastada da sociedade, pois mulher naqueles dias não podia ser escritora, era um atentado à cultura. Preciso dizer que as edições são consideradas raras e por isso custam meio fígado? Tenho relíquias na estante!

Mestiça é um dos poucos romances românticos que eu leio e releio e releio, por causa do cenário histórico, envolvendo a escravatura, grandes fazendas de café, índios e lendas da região do Vale Paraíba no RJ. E, claramente, tem 2 histórias de amor.





Bem, espero que tenha sido apetitoso dar mais esta olhadinha na minha estante. Alguns desses livros já não possuo, pois troquei, doei ou minha irmã raptou (ela é louca por esses romances melados), mas é sempre uma boa espiada.

Quais desses livros vocês já leram? Quais suas escolhas?

Sintam-se à vontade para responder a TAG!

Até + ver!





Um comentário:

  1. Olá
    Adorei essa tag. Bem diferentona hehe. Eu gosto bastante da série Os Imortais, mas não vou te avacalhar, relaxa. Eu entendo que a série tem inúmeros defeitos, mas ela significa muito pra mim, por conta das pessoas que me deram os livros e do momento da minha vida que eu os li. Quero reler, mas quero completar a coleção Riley Bloom primeiro. Ah. Sou louca pra ler FEIOS. Sei que ele tem umas críticas bastante negativas, mas quero tirar minhas próprias conclusões.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: