segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Resenha [seriado] - The OA

OlĂ¡, leitores!

Que tal mais uma resenha de seriado no capricho?

Dessa vez, trago a crĂ­tica sobre uma nova sĂ©rie do Netflix: The OA, uma mistura interessante de drama, suspense e ficĂ§Ă£o cientĂ­fica.

Vamos?

THE OA
The OA, 2016
Drama, suspense, ficĂ§Ă£o cientĂ­fica

Sinopse:
A trama gira em torno da jovem Prairie Johnson, que retorna para sua cidade sete anos apĂ³s desaparecer misteriosamente – porĂ©m, hĂ¡ um detalhe ainda mais bizarro: Prairie era cega quando desapareceu, e agora consegue ver. HĂ¡ indĂ­cios de que Prairie se lembra do que aconteceu, mas se recusa a falar de seus sete anos desaparecida com a polĂ­cia ou com sua famĂ­lia.



Como diz a sinopse, a trama gira em torno de Prairie Johnson, uma jovem adulta que retorna para casa apĂ³s sete longos anos desaparecida. E seu retorno Ă© quase um espetĂ¡culo: em uma ponte engarrafada, uma mulher passa zigue-zagueando em meio aos carros, atĂ© chegar ao parapeito e se jogar no rio lĂ¡ embaixo.


Seu desaparecimento foi misterioso e Prairie nĂ£o estĂ¡ em condições de explicar o que aconteceu nem aos pais, nem ao FBI, o famoso TEPT. Mais mistĂ©rios surgem quando descobrem que ela estĂ¡ enxergando novamente. Pois Ă©, Prairie era cega desde a infĂ¢ncia.

Ao longo do desenrolar da histĂ³ria, descobrimos que ela estĂ¡ em condições muito boas de conversar sobre o que aconteceu, apenas nĂ£o quer discutir isso com quaisquer pessoas.

Na verdade, ela precisa de exatas 5 pessoas dispostas a ouvir sua histĂ³ria, a aceitĂ¡-la e aprender junto com ela.

SĂ£o 5 dos personagens mais inusitados da cidade: Steve Winchell, o garoto problema da escola, Alfonso Sosa, mais chamado de French, o intelectual com famĂ­lia problemĂ¡tica, Jesseo super tranquilo e pacato, Buck, adolescente transexual sem aprovaĂ§Ă£o do pai e a simplĂ³ria professora Beth Broderick-Allen

E Ă© quando todos estĂ£o reunidos em uma casa abandonada que Prairie, que agora prefere ser chamada de OA, inicia a narrativa de sua histĂ³ria, desde seu nascimento em um paĂ­s estrangeiro, desde quando se chamava Nina Azarov.

NĂ£o dĂ¡ mais pra continuar contando a histĂ³ria desta primeira temporada sem largar spoilers. o que posso adiantar Ă© que Ă© surpreendente.

O seriado, criado e produzida por Zal Batmanglij e por Brit Marling (nossa protagonista), possui 8 episĂ³dios nesta temporada inicial e Ă© um verdadeiro achado. Essa dupla jĂ¡ trabalhou em outros filmes de sucesso, com temĂ¡ticas polĂªmicas tambĂ©m.

O primeiro episĂ³dio chega a ser um tanto parado, quase monĂ³tono e eu fiquei me perguntando o que serĂ¡ que a sĂ©rie queria passar. E entĂ£o, quando ela começou sua narrativa da infĂ¢ncia e o que passou nos sete anos desaparecida... Meodeos! A partir daqui, os eventos sĂ£o narrados em 2 linhas de tempo: OA e seus 5 novos amigos + OA e o que aconteceu durante os 7 anos out.

É de estarrecer o que aconteceu! O seriado mistura um pouco de tudo e termina a temporada de forma um tanto chocante, deixando vĂ¡rios pontos de interrogaĂ§Ă£o para serem desvendados.

LĂ¡ para o final, ficamos com uma pulgona atrĂ¡s da orelha: quanto do que OA contou aos 5 escolhidos Ă© verdade? SerĂ¡ que inventou tudo? HĂ¡ pistas, mas...

Bem, a crĂ­tica recebeu o seriado meio a meio. Com 75% de aprovaĂ§Ă£o no Rotten Tomatoes e no IMDb, sua nota geral varia de 7 a 8 em 10.

E eu? Eu daria uma nota 8 tambĂ©m. Apesar de ser uma produĂ§Ă£o relativamente simples, a temĂ¡tica de cunho filosĂ³fico e cientĂ­fico me atraiu, e me deixou ligada. AlĂ©m disso, a fotografia Ă© bacana, os efeitos nĂ£o sĂ£o exagerados, mas garantem o entendimento da sĂ©rie.

Quer descobrir alguns detalhes do seriado? Invade AQUI, mas cuidado pois tem spoilers!



TRAILER OFICIAL:


ELENCO PRINCIPAL

Prairie Johnson / OA - Brit Marling, de A Seita Misteriosa

Abel Johnson - Scott Wilson, de The Walking Dead

Nancy Johnson - Alice Krige, de Star Trek: First Contact

Elizabeth Broderick-Allen - Phylliss Smith, de The Office

Steve Winchell - Patrick Gibson, de The Tudors

Alfonso Sosa / French - Brandon Perea, estreante

Jesse - Brendan Meyer, de Mr. Young

Buck Vu - Ian Alexander, estreante

Homer - Emory Cohen, de Brooklyn

Dr. Hunter Hap - Jason Isaacs, da franquia Harry Potter

Rachel - Sharon Van Etten, cantora e compositora

Nina Azarov (criança) - Zoey Todorovsky, estreante


Enfim, agora sĂ³ podemos aguardar a prĂ³xima temporada para saber, afinal de contas, que fim levou OA e seus amigos.

Saindo a segunda temporada, porque tem de sair, claro, Ă³bvio, nĂ£o me deixa na mĂ£o Netflix, dou uma atualizada aqui.

No mais, bom seriado a vocĂªs!

AtĂ© + ver!






Nuccia De Cicco Ă© biĂ³loga, Doutora em BioquĂ­mica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixĂ£o de Santa Teresa, Ă© apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, alĂ©m de ter uma queda saudĂ¡vel por cafajestes. Surda desde os 27 anos, Ă© co-autora em nove antologias e publicou o livro “PĂ©rolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas sĂ£o mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

FACEBOOK | FANPAGE | TWITTER | 
INSTAGRAM | WATTPAD | SKOOB | 

Um comentĂ¡rio:

  1. Eu acompanhei essa sĂ©rie. Achei realmente bem interessante e inesperado. No inĂ­cio fiquei pensando em abduĂ§Ă£o e vĂ¡rias coisas, mas depois vamos vendo que Ă© mais um lance espiritual.

    Sobre o final, tambĂ©m fiquei com muitas interrogações pairando minha mente, e acho legal o fato de terem deixado tantas possibilidades para uma 2ª temporada (que jĂ¡ foi confirmada).

    Existem evidĂªncias contra e Ă  favor de OA. Mas depois de refletir eu decidi acreditar. Espero que a segunda temporada responda a essas perguntas (e que nĂ£o demore tanto, nĂ©, rs).

    Ótimo post! Abraço!

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: