quarta-feira, 27 de julho de 2016

[Brinquedos feitos com letras] - Os cinco sentidos

IEI, Leitores!! 

Estamos de volta a todo vapor!! E com muitos sentidos para colocar em prática! 

Vocês devem me achar maluca, não é? Que isso!?

Eu sou a Siglia, irmã e colaboradora, e te convido a explorar o mundo dos Brinquedos Feitos com letras!



Os cinco sentidos
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós
Global Editora 
2009

Sinopse: 
'Os Cinco Sentidos' transformados na prosa poética do autor instigam o leitor a compreender e a refletir sobre o caráter expressivo, sensível e criativo da linguagem nas suas diferentes formas. 



Onde encontrar o livro:



Sabe aquele livro que te chama a atenção pela capa? Pois é! Este é exatamente o motivo de estar na coluna. A capa já arrasa e o tema mais ainda, pois é bastante educativo e melhorou ainda mais quando eu abri e li o conteúdo dele! 


Este livro fala sobre os cinco sentidos, mas não daquela forma tradicional dos livros didáticos de escola, trata-se em prosa e versos. Para cada sentido uma prosa poética diferente.

Cada sentido tem sua prosa poética, descrevendo como ele é. De fácil entendimento para que os pequenos leitores possam identificá-los.  Além de mostrar que, por meio dos sentidos produzimos linguagem. Por meio dela o homem dialoga consigo mesmo, com os outros e com o mundo a sua volta. A linguagem, seja verbal ou não verbal, está presente em todas as atividades humanas, saber usá-la com sensibilidade é um desafio da sociedade contemporânea.


Os adultos podem até achar que as crianças não compreendem uma leitura em versos, porém, a forma diferente de ler e o próprio tema, e um destaque para as imagens que junto com o papel Couché, tipo brilhante, fazem com que chamem as crianças de 8 à 11 anos, à prestarem mais atenção.

Responsáveis, ideal para uma atividade fora de casa, ao ar livre, brincadeiras entre família, algumas já até conhecemos e muito usada, como tampar os olhos e fazer com que a criança cheire algo tendo que identificar e assim, também com as mãos e pés, pois como o autor coloca: “com os sentidos suspeitamos o MUNDO”.

Para os educadores, o mais interessante, é que além de aprender partes do nosso corpo, pode-se aproveitar e usar o mesmo livro para aprender sobre prosa e verso, sendo assim, duas matérias (Ciências e Língua Portuguesa) ao mesmo tempo, pois outra frase que o autor coloca: “em cada sentido moram outros sentidos.”


Espero que tenham mais uma vez vocês tenham gostado e aprovado a escolha! E que cada vez mais...









Siglia De Cicco é pedagoga e mora em Santa Tereza, Rio de Janeiro - RJ, mas tem um 'quê' de italiana nas veias. Seu amor e dedicação pelas crianças começou ajudando a cuidar de primos mais novos. Quando se tornou “professoranda”, seu interesse pela leitura aflorou: adora um romance, comédias, seriados, ama tudo que está relacionado com animais e crianças, inclusive desenhos animados.

CONTATO >> sibiella@gmail.com 

FACEBOOK | INSTAGRAM

33 comentários:

  1. Bem lrgal como você desenvolveu a apresentação do livro. E legal tamebm o tema abordado. Mas definitivamente não faz meu tipo de leitura, acho difícil me ver lendo ele. Mas de qualquer forma o que importa é que você tenha gostado, parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karine! O que importa é que você conheceu o livro, mais um pouquinho da coluna e me deixou feliz que tenha gostado da forma que desenvolvi a apresentação do livro... quando tiver que dar um presente a alguma criança, algum dia, espero que lembre-se das minhas dicas. ;)
      Beijos...

      Excluir
  2. Olá
    Adorei os livros, aqui em casa antes qdo meu filhos eram criança , tínhamos um cuidado muito especial ao escolher os livros. E hoje tem os sobrinhos. Ótimas dicas, já anotados para pesquisar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcia!
      Fico feliz por ter anotado as dicas, por seu tempo dedicado lendo a coluna e pelo seu delicado comentário. Espero que aproveite cada vez mais as dicas!
      Beijos...

      Excluir
  3. Muito legal mesmo esse livro, adoro essas sugestões de livros para minha filha e sobrinhas. Acho muito válido que elas tenham conteúdo de qualidade.bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Danielle!
      Espero que aproveite cada vez mais as dicas da coluna!! Livros com conteúdo é o melhor para as crianças dessa geração, assim como foram para nós! Feliz pelo seu comentário e por sua atenção!
      Beijokas...

      Excluir
  4. Olá,

    Confesso que não tenho me fixado muito na literatura juvenil, mas vou anotar a dica para os meus priminhos.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Seu carinho e atenção pela coluna, já me deixa feliz!
      Espero que aproveite a dica e muitas outras que virão.
      Abraços!

      Excluir
  5. Ai que gracinha de livro, fiquei encantado. Muito criativo e diferente apresentar os cinco sentidos dessa maneira.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Adorei seu comentário, pois foi a mesma coisa que pensei quando terminei de lê-lo.
      Obrigada por seu registro, e convido você a continuar lendo nossa coluna!
      Beijos.

      Excluir
  6. Oiii, como vai?
    Fiquei apaixonada pela sua postagem menina, sou fanática por livros infantis e como irei trabalhar nessa área, estou sempre os comprando <3 e não mudaria nada nessa obra, quero com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgana! Tudo bem!
      Também fiquei apaixonada pelo livro e fico feliz por seu interesse! Adoro poder ajudar.
      Beijos.

      Excluir

  7. Olá,
    Não conhecia o livro, a dica esta anota, com duas crianças em casa, livros assim sempre são bem-vindos, a capa é linda, parece que tudo é perfeito nele.
    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kíria!
      Espero que goste ainda mais da nossa coluna e que você possa aproveitar todas as nossas dicas com a criançada!
      Abraço!

      Excluir
  8. Oi Si!
    Adoro literatura infanto juvenil e fiquei encantada com esse livro!
    Além de despertar o interesse das crianças pelos nossos sentidos, também vai desenvolvendo a admiração pela poesia e literatura... achei o máximo!
    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscilla!
      O livro realmente é um encanto, justamente por este fato citado por você!
      Fico feliz por você ter achado o máximo e que você possa aproveitá-lo de alguma forma.
      Bjokas.

      Excluir
  9. Não leio literatura infantil, mas a ideia do livro é bem legal.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Mesmo sem ler este estilo, fiquei feliz com seu comentário e fica como mais um conhecimento. ;)
      Abraço.

      Excluir
  10. A capa é realmente muito linda, tenho que concordar. E pelo que vi o conteúdo também. Adoro ler para minha sobrinha, e gostei da dica.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz por ter ajudado, espero que aproveite bastante a dica, vale a pena! Que você continue acompanhando a coluna.
      Abraços.

      Excluir
  11. Oii, muito lindo esse livro!!! Sem contar que ele é bem informativo tanto para crianças quanto para os adultos. E a diagramação do livro é bem bonita.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico muito agradecida por seu carinho e atenção com a coluna e este livro!
      Espero que continue acompanhando a coluna!
      Beijos.

      Excluir
  12. Hey, Siglia!

    Pôxa, que livro bacana!
    Acho super válido as editoras investirem em livros desse tipo, pois os pequenos leitores de hoje serão as traças de amanhã... rsrs.
    Amei conhecer o livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello, Sandra!
      Concordo em tudo com você!! O livro vale a pena!!
      Obrigada por seu tempo dedicado em ler a postagem da coluna, volte mais vezes!
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Não é um livro que eu compraria, tenho outras prioridades, mas é tão, tão, tão lindo que estou apaixonada!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem!
      Mesmo assim, obrigada por seu tempo dedicado a ler minha postagem e até mesmo o livro, que é maravilhoso e apaixonante mesmo!
      Beijos!

      Excluir
  14. Oie
    eu adoro livrinhos infantis e parece ser uma leitura muito gostosa e educadora, adorei a sua dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico feliz por seu gosto por livros infantis e que você aproveite a dica, vale a pena!
      Beijos.

      Excluir
  15. Olá,
    Mesmo curtindo bastante livor infantil senti falta de umas ilustrações melhores. Estas parecem tão genéricas.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que você curti livros infantis! As ilustrações não parecem genéricas quando o livro está em mãos!
      Espero que você retorne a ler a coluna!
      Abraço.

      Excluir
  16. Oi Siglia.
    Que livro mais lindinho!
    Achei a capa linda demais e a temática é ótima, adorei de ensinar sobre os sentidos em forma de prosa e verso. ^^

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico muito feliz por ter gostado do livro!! Aproveite ainda mais essa e outras dicas da nossa coluna.
      Beijos.

      Excluir
  17. Oi!
    Não é o tipo de livro que eu de fato leria, mas gostei muito do livro e o achei lindo. Acho que é uma boa pedida para as crianças e tudo mais, inclusive, me deixou aqui com uma pulguinha para comprá-lo para o meu afilhado.
    Parabéns pela forma que apresentou o livro.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: