segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Resenha [filme] - Interestelar

Oi pessoas!!!

Aproveitando bem minhas primeiras fĂ©rias em... puxa! em 9 anos Maldita e Querida PĂ³s-graduaĂ§Ă£o, passei um dia inteirinho (ok, uma tarde/noite) no shopping, assistindo filmes no cinema. A resenha do filme "A Esperança-Parte 1", saiu dia 28/11. Vamos ao outro filme que assisti no mesmo dia?

"Interestelar" tem uma histĂ³ria interessante. E eu saĂ­ do cinema com a cabeça Ă  toda. A Sinopse divulgada Ă© praticamente um enredo completo, cheio de spoilers, entĂ£o eu dei uma editada, ok?

INTERESTELAR
Interstellar, 2014
FicĂ§Ă£o-cientĂ­fica
169 min

Sinopse:
Num futuro prĂ³ximo, a Terra nĂ£o consegue mais sustentar a humanidade. As colheitas sĂ£o rotineiramente arruinadas por pragastempestades de areia varrem as cidades e a populaĂ§Ă£o regrediu a uma sociedade agrĂ¡ria. Cooper, um engenheiro e ex-piloto de testes da NASA, tornou-se fazendeiro. Desafiando sua filha Murphy, que acha que hĂ¡ um fantasma na casa se comunicando com ela, Cooper descobre que o suposto fantasma Ă©, na verdade, uma forma desconhecida de inteligĂªncia que os envia mensagens codificadas atravĂ©s de anomalias gravitacionais, num padrĂ£o em binĂ¡rio que os dĂ¡ coordenadas para uma instalaĂ§Ă£o secreta da NASA, liderada pelo professor Brand. LĂ¡, eles descobrem que um 'buraco de minhoca' (Ponte de Einstein-Rosen) foi descoberto dentro do nosso Sistema Solar, na Ă³rbita de Saturno, e que a Ăºnica chance de sobrevivĂªncia da humanidade Ă© atravessĂ¡-lo para colonizar novos mundos em outra galĂ¡xia. Dados de missões anteriores informam a existĂªncia de 3 possĂ­veis planetas habitĂ¡veis. Uma vez que a viabilidade seja confirmada, a humanidade embarcarĂ¡ atravĂ©s do prĂ©dio da NASA. Se nĂ£o funcionar, o Plano B Ă© popular um outro planeta com embriões humanos, enquanto os humanos na Terra morreriam.



(postagem atualizada em fevereiro/2017)

Começo dizendo que se vocĂª gosta de ficĂ§Ă£o cientĂ­fica, vai se amarrar. É muita ficĂ§Ă£o mesmo! A maioria dos conceitos tratados no filme sĂ£o de fĂ­sica teĂ³rica e da relativista, ou seja, hĂ¡ partes nĂ£o oficialmente comprovadas, mas tambĂ©m nĂ£o hĂ¡ como refutar, logo Ă© aceita como o mais prĂ³ximo possĂ­vel da verdade (obviamente, desconhecida, jĂ¡ que em ciĂªncia verdade-verdadeira Ă© coisa inexistente).


No entanto, muitas das teorias relativistas ou parte delas jĂ¡ foram elucidadas por observaĂ§Ă£o astronĂ´mica. DaĂ­ que pra comprovar a tese do espaço-tempo dobrĂ¡vel e 5 dimensões no universo falta bem pouco.

A Teoria da Relatividade de Einstein Ă© o tchans do filme. Se vocĂª nĂ£o a compreende, mesmo que em um nĂ­vel bĂ¡sico como eu metade do entendimento do filme foi pro espaço. Sem trocadilhos. Mas, nĂ£o deixa de ser uma ideia sagaz: o tempo e o espaço se enrolando sobre si mesmos, dobrando-se e desdobrando-se, intercalando um com outro, de forma que vocĂª tem vĂ¡rios momentos acontecendo em um local sĂ³. NĂ£o entendeu? Abstrai!

Tem muito, mas muito jargĂ£o cientĂ­fico que Ă s vezes Ă© difĂ­cil de acompanhar porque as falas dos personagens passam rĂ¡pido. VocĂª lĂª, mas nĂ£o assimila. EntĂ£o, eu dei uma vasculhada 'on-linemente' e achei esse site simples e didĂ¡tico com algumas das teorias postas em prĂ¡tica no filme >> EXAME.COM

Uma coisa que eu jĂ¡ devia ter aprendido mas me recuso a cumprir Ă© que eu jĂ¡ devia ter parado de assistir ficĂ§Ă£o-cientĂ­fica. Eu tenho mania chata de passar o filme inteiro criticando o modo como os conceitos cientĂ­ficos foram usados. TambĂ©m devia parar de ver filme-catĂ¡strofe, pois sempre saio do cinema com uma revolta, pouca fĂ© e muita esperança na humanidade, o que Ă© extremamente paradoxal.

Mas chato, esquisito mesmo, totalmente sem sentido foi o personagem principal,  o ex-piloto de testes da Nasa e atual fazendeiro Cooper. Putz! Tudo bem que o cara Ă© engenheiro e jĂ¡ foi da NASA. Mas foi hĂ¡ um bom tempo. Ele virou fazendeiro e nĂ£o treinou por anos. AĂ­, porque esbarrou com a estaĂ§Ă£o da NASA, Ă© convidado para pilotar a Ăºltima expediĂ§Ă£o, jĂ¡ que os recursos estĂ£o falhando, pragas estĂ£o dizimando a populaĂ§Ă£o, vĂ¡rias tempestades de areia, e... aceita! Molinho...!!! E, Ă³bvio, nĂ£o erra uma, vira o herĂ³i da humanidade! Oh, revolta...

E quais as conclusões a que eu cheguei?

1 - A sinopse diz que se trata de um futuro prĂ³ximo. No filme, nĂ£o deixam bem claro, faz parecer que Ă© final do sĂ©culo XXI, tanto que algumas pessoas simplesmente nĂ£o creem na conquista espacial, acham que foi propaganda polĂ­tica. Mas, se pararmos pra pensar, acho que pode estar prĂ³ximo mesmo! Esse consumismo desenfreado, "usou, quebrou, joga fora, compra outro", a populaĂ§Ă£o mundial sĂ³ aumenta, os recursos nĂ£o estĂ£o dando conta. Falta realmente tanto assim pro colapso?

2 - O ser humano Ă© mesmo um animal sociĂ¡vel. Quando alguĂ©m fica muito tempo sozinho e nĂ£o estĂ¡ preparado para isso, ele pira. De virar o cabeĂ§Ă£o!

3 - Pra nĂ³s, meros mortais, que nĂ£o ficamos debruçados sobre mapas intergalĂ¡cticos nem estudamos astronomia, Ă© praticamente inconcebĂ­vel a noĂ§Ă£o do tempo em Ă³rbitas mais afastadas do Sol. SĂ³ um exemplo ALERTA DE SPOILER: no 1º planeta visitado pelos astronautas, 1h equivalia a 7 anos terrestres. Uma onda gigante atrasa a missĂ£o e eles perderam 23 ANOS!! É endoidecedor! Esse tipo de coisa nĂ£o faz parte da nossa realidade do dia-a-dia.

4 - Foi uma Ăºnica frase que um dos personagens disse, quase ao final do filme, que me deixou bem pensativa: o ser humano NĂƒO tem o instinto de sobrevivĂªncia como espĂ©cie, apenas como indivĂ­duo. Ele buscarĂ¡ sobreviver por si e por aqueles a quem ama, mas a propagaĂ§Ă£o da espĂ©cie como um todo, altruĂ­sta, sem se importar com vocĂª mesmo? NĂ£o, nĂ³s nĂ£o temos. Triste constataĂ§Ă£o. Mas, eles tambĂ©m tem razĂ£o em outra coisa: o amor salva todos. Porque sempre hĂ¡ exceções.

Ao final, o saldo Ă© super positivo: o filme Ă© espetacular, tanto do ponto de vista do entretenimento, quanto do filosĂ³fico, e quase do cientĂ­fico. Os efeitos sĂ£o incrĂ­veis, a fotografia fenomenal, a interpretaĂ§Ă£o foi bacana e o enredo bem montado. Gostei mesmo!

E a coisa mais linda que eu vi no filme? Gargantua, o filadaputa do buraco negro rotativo! Esse tipo de buraco negro foi previsto pelas Teorias de Einstein e depois confirmado por observaĂ§Ă£o. Sim, as luzes estĂ£o preditas, ou seja, eles realmente devem ser parecidos com isso. Lindo de morrer!! De morrer de verdade!



TRAILER OFICIAL:


ELENCO PRINCIPAL

Cooper - Matthew McConaghey, de Um Amor de Tesouro

Amelia Brand - Anne Hathaway, de Batman: O cavaleiro das Trevas Ressurge

Romilly - David Gyasi, de A viagem

Doyle - Wes Bentley, de Jogos Vorazes

RobĂ´ TARS - voz de Bill Irwin, de Lei e Ordem: SVU

RobĂ´ CASE - voz de Josh Stewart, de O curioso caso de Benjamin Button

Dr. Mann - Matt Damon, da franquia Bourne

Murphy Cooper - Jessica Chastain, de A hora mais escura

Prof John Brand - Michael Cane, da franquia Batman: O cavaleiro das trevas



Bom, espero que eu nĂ£o tenha 'viajado' demais aqui.

Espero mais ainda que vocĂªs aproveitem o filme! Com pipoca!

AtĂ© + ver!





Nuccia De Cicco Ă© biĂ³loga, Doutora em BioquĂ­mica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixĂ£o de Santa Teresa, Ă© apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, alĂ©m de ter uma queda saudĂ¡vel por cafajestes. Surda desde os 27 anos, Ă© co-autora em nove antologias e publicou o livro “PĂ©rolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas sĂ£o mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

FACEBOOK | FANPAGE | TWITTER | 
INSTAGRAM | WATTPAD | SKOOB | 

Um comentĂ¡rio:

  1. Para mim, os filmes por que sĂ£o muito interessantes, podemos encontrar de diferentes gĂªneros. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador, que esperarava reencontrar de cara as queridas crianças. Desde que vi o elenco de Interestelar imaginei que seria uma grande produĂ§Ă£o, jĂ¡ que tem a participaĂ§Ă£o de atores muito reconhecidos, Pessoalmente eu irei ver por causo do ator Matthew McConaughey, um ator muito comprometido (pode ver osFilmes AĂ§Ă£o 2017 sĂ£o uma Ă³tima opĂ§Ă£o para ver), alĂ©m disso, acho que ele Ă© muito bonito e de bom estilo.

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: