domingo, 12 de outubro de 2014

Resenha [filme] - Dezesseis Luas

(postagem atualizada em dezembro de 2016)

Fala, pessoas!

Ainda estou me acostumando ao blog e a fazer postagens, portanto, nĂ£o liguem se estiver tudo meio... hum... sei lĂ¡!

EntĂ£o, hoje resolvi fazer a resenha do filme Dezesseis Luas. O filme Ă© uma adaptaĂ§Ă£o do livro de mesmo nome, cuja resenha vocĂª vai achar AQUI.


DEZESSEIS LUAS
Beautiful Creatures, 2013
Fantasia, drama, romance
124 min

Sinopse:
Ethan Wate, Ă© um estudante de colegial que fica enfeitiçado por Lena Duchannes, aluna nova, de 16 anos, que acaba de chegar de outro estado - e com quem ele estranhamente tinha pesadelos hĂ¡ meses. Os dois se unem para enfrentar uma maldiĂ§Ă£o sobrenatural que persegue a famĂ­lia dela hĂ¡ gerações: sempre que uma Duchannes completa 16 anos, ela deve escolher se serĂ¡ para a vida toda uma feiticeira do Bem ou do Mal.




Ethan Ă© um jovem de uma cidade fictĂ­cia pequena e esquecida. Ele nĂ£o vĂª a hora da formatura chegar para que possa se mandar atĂ© uma universidade o mais longe possĂ­vel dali. Seus planos iam muito bem, estavam razoavelmente encaminhados, mesmo com aqueles estranhos sonhos com uma garota sem rosto. 

AtĂ© que... Lena Duchannes chega Ă  cidade para morar com o velho excĂªntrico seu tio, na mansĂ£o que todos consideram adivinhem sĂ³ assombrada. E Lena Ă© tudo menos uma garota comum. Em apenas uma conversa, Ethan se sente conectado. E descobre que tem de ajudar a garota a sobreviver a uma maldiĂ§Ă£o da famĂ­lia que vai acertĂ¡-la em cheio na noite em que fizer 16 anos.


Dirigido por Richard LaGravanese (de P.S. Eu te amo, 2007), que tambĂ©m assina o roteiro adaptado, o filme recebeu muitas crĂ­ticas negativas e foi considerado uma decepĂ§Ă£o de bilheteria, o que fez com que as continuações (sĂ£o 4 livros) nem fossem cogitadas.

Muitos dizem que isso aconteceu pois foi ofuscado pela Saga CrepĂºsculo que, apesar de jĂ¡ ter saĂ­do de cartaz, ainda estava em alta. Sei nĂ£o. CrepĂºsculo pode ter sido um livro bom (nĂ£o esplĂªndido, mas legal), porĂ©m o filme foi uma bela porcaria. AlĂ©m disso, Jogos Vorazes tambĂ©m foi lançado junto com essa Saga e foi um tremendo sucesso. 

EntĂ£o, o filme sofre da MaldiĂ§Ă£o das Adaptações, aquela que permeia o mundo cinematogrĂ¡fico da literatura e faz com que o livro seja estripado quando vira filme? É... pois Ă©...


O maior problema Ă©: o roteiro tentou resumir um livro lotado de detalhes. NĂ£o deu muito certo, ficou todo bem superficial. Muitos personagens foram ignorados no filme, como se nem existissem na trama. Outros ficaram em quinto plano, quase parte do cenĂ¡rio. 

Sim, vĂ¡rios efeitos especiais e tĂ©cnicos. Muito bons, Ă© verdade. A melhor cena foi a do furacĂ£o dentro da sala de jantar de Ravenwood. Ao que parece, foi feita com pouco efeito especial, muito efeito tĂ©cnico: a sala do cenĂ¡rio girava de verdade, o lustre balançava. Era mais um palco e pouco computador.

Os atores escolhidos para protagonistas nĂ£o pareciam ter os tais 16 anos. O ator Alden Ehrenreich (Ethan Wate), na verdade, parecia ter quase 20 anos, o que deixou ele bem deslocado no filme todo. A atriz que fez Lena Duchannes, Alice Englert, ficou bem no papel, pois era o que se esperava de uma adolescente em conflito sobrenatural e romĂ¢ntico. 


A melhor foi mesmo Ridley Duchannes, interpretada por Emmy Rossum. Foi de matar, mesmo tendo muito pouco espaço no filme. No livro, foi descrita como loura de cabelos longos com mechas cor-de-rosa. A Ridley do filme tinha cabelos bem curtos em um tom de vermelho que funcionou muito bem. E o vestido com que ela aparece? Quero pra mim!

Bom, em resumo, eu entendo o porquĂª do filme nĂ£o ter funcionado muito bem. Como disse antes, o livro Ă© lotado de detalhes, com uma passagem do tempo lenta. Muitas coisas que aparecem no filme sĂ£o dos livros subsequentes. 

Ok, nĂ£o ia dar pra fazer o filme da mesma forma que o livro. Ă“vio. Mas tambĂ©m nĂ£o precisava esculhambar.

Vale ver? Bem, se vocĂª nĂ£o leu o livro, vale, claro. Se vocĂª gosta de romance 'mela-cueca', vale, Ă³bvio. Se vocĂª leu o livro e adora criticar a versĂ£o cinematogrĂ¡fica, pegue a pipoca. Se vocĂª nĂ£o se encaixou em nenhuma das opções anteriores, troque agora de canal!




ELENCO PRINCIPAL

Ethan Wate - Alden Ehrenreich, de Blue Jasmine

Lena Duchannes - Alice Englert, de Ginger & Rosa

Macon Ravenwood - Jeremy Irons, de Kafka e Perdas & Danos

Amma Treadeau - Viola Davis, de HistĂ³rias Cruzadas

Ridley Duchannes - Emmy Rossum, de O Dia Depois de AmanhĂ£

Wesley Lincoln (Link) - Thomas Mann, de JoĂ£o e Maria Caçadores de Bruxas

Mavis Lincoln / Sarafine Duchannes - Emma Thompson, de RazĂ£o e Sensibilidade e alguns filmes de Harry Potter (Sibila Trelawney)



Boa diversĂ£o!

AtĂ© + ver!








Nenhum comentĂ¡rio:

Postar um comentĂ¡rio

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: