quinta-feira, 18 de setembro de 2014

[Por Trás das Páginas] - Saiba o que é o Wattpad e como usar


Oi, gente!

Essa vai ser a primeira de muitas postagens sobre o que um autor/escritor precisa saber ou entender ou se dispor para planejar, escrever, publicar e finalmente divulgar seu livro.

Com vocês, a coluna Por Trás das Páginas!

Nessa era de informação de todos os cantos, com certeza alguns já ouviram falar no aplicativo Wattpad

Eu disse alguns.

Pra você, que não faz ideia do que é e pra que serve ou como usa, a solução é fácil: só ler aí embaixo!


Essa postagem vai ser constantemente atualizada de acordo com as atualizações do site/aplicativo e eu deixarei aqui a data da última atualização cada vez que a fizer.

ESTA POSTAGEM FOI ATUALIZADA EM:

20 DE FEVEREIRO DE 2018


Usei várias fotos ilustrativas para ajudar vocês a se encontrarem. Todos os nomes, perfis e dados foram ocultados para preservar meus colegas seguidores e seguidos.

O acesso foi feito com meu perfil.

O Wattpad foi criado com a finalidade de ser uma rede social para 'livrólotras': gente que adora ler, gente que adora escrever, gente que adora ler e escrever, gente que se apaixona pelo acesso gratuito. 

Como qualquer rede social, você precisa ter cadastro, senha, perfil. Dá para pesquisar livros por palavras, por gêneros, autores, etc.

Para acessar, você vai precisar se cadastrar. Acesse com um e-mail e senha ou com sua conta do Facebook ou do Google. Mole, mole, fácil, fácil.



Uma vez dentro, A página inicial do Wattpad é essa aí embaixo. Para quem já tem leituras, a primeira lista é sempre dos livros em andamento. Abaixo, diversas recomendações de acordo com suas leituras. Para quem é novo, aparecem os livros mais votados e lidos.




Lá no cantinho superior direito, aparece sua foto e seu login. Clicando nele, surge a tabelinha com diferentes links pra você. O primeiro é do seu perfil (seta amarela) e você pode organizá-lo do jeito que achar melhor: foto de perfil, foto de capa, nome, idade, links de outras redes, biografia/sobre (seta roxa). Se você escrever, aparecem suas histórias ali também.



Igual a qualquer rede social, você vai seguir pessoas que te interessarem: quem você conheça ou quem escreve um livro que você goste. As pessoas que você segue (seta roxa) aparecem no seu perfil também:



Na aba das notificações (seta amarela), você verá se um autor atualizou o livro dele com um novo capítulo ou se editou algum antigo, se alguém está te seguindo, se votou na sua história, se deixou um comentário.



Na aba do feed de noticias (seta amarela), você encontra livros e autores recomendados, além do próprio feed que é uma lista do que as pessoas que você segue estão lendo, votando e comentando. É um bom lugar para conhecer novas histórias, além da página de pesquisa.



Se além de ler, você também quer partir para a experiência de escrever, então basta você acessar o seu menu pessoal, e nele, selecionar a área "Obras" (seta amarela).

Você pode criar suas próprias obras literárias, definir o gênero, a classificação etária, colocar uma capa, dedicatória, lista de personagens, etc etc. Tendo seguidores, cada vez que você atualizar suas obras, eles ficarão sabendo. Mas, é sempre legal você enviar um comentário avisando, vai por mim.

A lista cm as suas obras (seta roxa) mostra da mais atual (que você editou por último) à mais antiga. Cada uma aparece com a capa, a quantidade de capítulos já postados, data da última atualização, gênero. Também mostra o número de visualizações, de votos e de comentários (retângulo vermelho).

Se for uma obra que você atualiza sempre, basta clicar em "continuar a escrever" (seta azul) e adicionar um novo capítulo (que pode ser a própria história ou um recado aos leitores).



Clicando para continuar escrevendo, abre uma nova janela. Você verá a capa e uma lista dos capítulos.

Para editar a capa, sinopse e dados principais do livro, clique no botão de edição sobre a capa (seta roxa).

Para adicionar um novo capítulo, só clicar no botão correspondente (seta vermelha).

Para alterar a ordem de capítulos, arraste aqueles que deseja mudar.

Ao final, clique em "gravar", no canto superior direito (seta amarela), ou em cancelar se desistir.



Agora vamos para a sessão de leituras. Abra a tabela do seu perfil e clique em "Biblioteca" (seta amarela).

Na Biblioteca (seta roxa), vão aparecer 3 sub-sessões principais. A primeira delas é pública: "Leituras Atuais" (retângulo vermelho): todos os livros que você decidir adicionar em sua biblioteca. Se, por acaso, você estiver lendo algum deles, vai aparecer uma barrinha logo abaixo da capa, com o andamento da leitura (seta azul).



Passando o mouse sobre a capa, você encontra algumas opções: Continuar a ler (seta azul), Detalhes, Arquivar, Adicionar à lista, Começar a ler (seta amarela).



A próxima sub-sessão é "Arquivar" (retângulo vermelho). Essa lista é particular, somente você verá os livros que possui aí. Livros que você já leu podem ser arquivados, assim não aparecem na sua lista de leitura atual. Note que nenhum deles tem a barria de leitura em andamento (seta azul).



A terceira e última sub-sessão é a de "Listas de Leitura" (retângulo vermelho).  Aqui aparecem listas criadas por você. Você pode criar quantas listas quiser e colocar o livro em mais de uma deles, se desejar. Essas listas costumam ser públicas, mas você pode escolher deixá-las privadas se quiser (clicando nas reticências de cada lista). Para editar as listas, clique nos tracinhos ao lado da imagem (set azul).

As obras que você estiver lendo podem estar em sua "Lista de Leitura" e na sua "Biblioteca". Em ambas, a obra só é adicionada por você, nada automático.



Mas, ei, Nuccia! Calma aí! Como que eu encontro e coloco o livro na Biblioteca?

Ah! Você tem duas opções: clicar em "Descobrir" (seta roxa) e buscar seu livro por categorias; OU digitar na barra de pesquisa as palavras-chave, por exemplo nome do autor, título ou tema (retângulo vermelho).

Você pode pesquisar livros que te interessem por gênero, os que são mais acessados (e por isso, são os destaques), os novos, os que receberam prêmios. É legal avisar que muitas editoras usam o Wattpad para garimpar possíveis novos sucessos.

Na plataforma, existem muitos livros que não estão publicados em outros lugares ou sites, nem mesmo na Amazon. Muitos livros famosos (estrangeiros  e nacionais) são disponibilizados na plataforma. Às vezes, completos. Mas na maioria das vezes são apenas degustação, pois possuem restrição contratual com editoras.

Eu já vi alguns livros famosos (de John Green e Becca Fitzpatrick, por exemplo) publicados por usuários comuns, e não pelo autor original. Pra mim, é um tipo de pirataria e eu não concordo. Dá pra denunciar, assim como livros com conteúdo impróprio.



Achou o livro que queria? Clique no título dele. Quando você acessa o título de uma obra, aparece pra você uma página inicial. Nela você encontra: capa, título, número de visualizações, número de votos, quantidade de capítulos, nome e foto do/a autor/a, se já foi concluída ou não e quando foi atualizada (retângulo vermelho).

Também encontra: comentário do autor, explicando a obra ou a sinopse oficial (seta roxa), botões de compartilhamento (seta amarela), posição no ranking do gênero (seta azul), histórias equivalentes (retângulo verde) e o botão d einiciar leitura ou continuar leitura (seta rosa).



Rola pra baixo. Continua com mais informações.

Logo abaixo da sinopse, aparece uma lista com várias palavras-chave que auxiliam a encontrar a obra na plataforma (seta roxa). É o/a autor/a que as escolhe. Aparecem também os comentários mais recentes (seta azul) e a lista de obras equivalentes é enorme (retângulo verde).



Clica em "ler/continuar". Vai aparecer o primeiro capítulo (que pode ser um aviso do autor, agradecimento, etc). A página mostra várias informações também.

No canto superior esquerdo, você encontra o título do livro (seta roxa) e clicando na setinha pra baixo, você tem a lista do índice (seta azul). Se o autor usou uma imagem ou vídeo representativo, ela/ele estará ali (retângulo vermelho), logo acima do título do capítulo (retângulo verde). Na parte esquerda, aparece o avatar e o nome do autor (seta verde).

No final do capítulo, você encontra: botão de continuar a leitura (seta amarela), botão de votos (seta rosa), botões para compartilhar (retângulo azul), caixa de comentários (retângulo rosa).

Alguns autores colocam um elenco de avatares, representando seus personagens, e links externos para a obra (sites pessoais, Amazon, fanpage e outros). Para acessar esses dados, clique no sinal de positivo, aquele quadradinho laranja logo abaixo do seu nome de perfil, no canto superior direito.



Para alterar suas configurações e cadastrar informações, basta clicar em "configurações" (seta amarela) e adequar seu perfil ao seu gosto. Também pode mudar as preferências de notificações a serem recebidas (seta roxa).



E, tcha-ran! Você devem ter reparado que eu fiz todas as imagens em um PC/notebook. Mas o Wattpad também é um aplicativo! Baixe no seu celular ou tablet e leia seus livros mesmo estando off-line/sem rede.



Todas as dúvidas que surgiram nos comentários foram incluídas na postagem em cada atualização. Se mais dúvidas aparecerem, também estarão aqui em um futuro próximo.

Espero ter ajudado a todos!

Até + ver!




Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão de Santa Teresa, é apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes. Surda desde os 27 anos, é co-autora em treze antologias e publicou o livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas são mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!


31 comentários:

  1. Eu leio e acesso pelo app mesmo, acho mais simples.
    - MIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita e comentário!
      O aplicativo é mais simples mesmo para quem gosta de fazer apenas a leitura. Porém, algumas pessoas utilizam o Wattpad também para escrever. Nesse caso, eu PESSOALMENTE, prefiro usar o PC. Vai de cada um.
      bj-Ka!

      Excluir
  2. Oi, Nuccia. Obrigada. Super didático, facin facin de entender. vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, minha amiga!
      Que bom que entendeu! XD
      Bem-vinda ao clube!
      bj-Ka!

      Excluir
  3. Eu queria saber como e que funciona o número de visualizações no wtt tipo 93,6k 6,88 MI 98,5M essas coisas .

    PS:me respondam por favorrrr !!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamylla.
      A cada vez que alguém acessa seu livro para leitura, seja em qualquer capítulo, é contado como uma visualização. Ao atingir mil visualizações, a contagem começa a ter a letra K ao lado do número. Quando chegar a um milhão, passa a ter o M. É igual ao sistema de classificação dos bytes: Kb, Mb, Gb, Tb...
      Espero ter ajudado.
      Abraços!

      Excluir
  4. Olá muito obrigado, foi muito esclarecedor. Tenho mais uma dúvida.Quando entro em uma obra minha, e edito algum capítulo ainda não publicado, a equipe do wattpad reconhece como visualização?

    PS: Por favor me responda :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leon!
      Que bom ter ajudado!
      Então, quando você mesmo acessa seu capítulo ele conta como visualização, sim.
      MAS, se o capítulo NÃO está publicado, não conta! Só a partir da publicação que as 'visus' são registradas, ok?
      Não se acanhe em continuar perguntando, se eu não souber, pesquiso para ajudar! XD
      Um beijo!

      Excluir
  5. Oi, muito obrigado por ter me respondido!!! Porém ainda tenho uma pequena dúvida. Como você disse as visualizações só são registradas a partir da publicação, contudo um rascunho meu, está com 24 visualizações, elas serão zeradas ou algo do tipo quando ele for publicado?

    PS: Perdoe-me por estar tomando seu tempo kkkk. Muito obrigado desde já. Beijim :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, rapaz! Acho que agora você me pegou! É a primeira vez que eu vejo isso, de contabilizar mesmo não estando publicado (se vc tem certeza que está como rascunho). O mais provável é que zere, mas não tenho certeza...
      E não está tomando meu tempo, não! Estamos aqui pra isso! XD
      bjs!

      Excluir
  6. É meio confuso isso, cansei de tentar entender kkkkk, obrigado pela atenção, beijim :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um pouco confuso mesmo. Uma recomendação é não se estressar tanto com as visualizações no começo e deixar para angariar mais quando a postagem já tiver em andamento.
      No mais, boa escrita! Sucesso!
      bjs!

      Excluir
  7. Oie, passando pra lhe agradecer novamente!!!! Mas como de costume tenho outra dúvida (de novo haha), É possível inserir imagens na parte destinada ao texto da história? ou só é possível no centro superior onde há o espaço para vídeo e imagem, por meio de link?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi!
      hahaha... se preocupa não, estamos aqui pra isso!
      Então, não dá para colocar imagens no meio do texto. /O Wattpad impede isso (mas no Widbook, outra plataforma de leitura pode, por isso muitos autores on-line preferem o Wodbook). No Wattpad só pode colocar UMA imagem por capítulo, naquele campo de imagem/vídeo e tem que ser a URL da imagem (ou seja, ela tem que estar salva em algum lugar na internet pra vc tacas o link ali).
      Desculpe a demora, estou meio louca com o lançamento do meu livro. Sempre que quiser saber mais alguma coisa, só chamar!
      um beijo!

      Excluir
  8. Me ajudou muito obrigada
    Mas eu queria saber se tem como apagar uma lista de leitura fo wattpad,tem como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika!
      Vou te passar aqui o passo-a-passo e depois irei atualizar na postagem, obrigada por me lembrar! Vamos lá:
      - Após entrar na sua conta do wattpad, clique no seu nome do canto direito e depois em BIBLIOTECA;
      - Vão aparecer 3 subitens: Leituras Atuais, Arquivar e LISTAS DE LEITURA. Clique na última;
      - vão aparecer as suas listas que já criou e o link para criar listas novas;
      - passe o mouse sobre a lista que deseja excluir, vai aparecer 2 botões: Editar e a LIXEIRA - Clique na lixeira;
      - pronto, sua lista estará deletada, mas não os livros que faziam parte dela.

      Para tirar os livros da biblioteca, você tem de ir em cada um.
      Ajudei? Se não, só perguntar!!!
      beijão!

      Excluir
  9. Olá,
    Quando eu adiciono um livro à minha biblioteca os meus seguidores recebem uma notificação?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pessoinha não identificada... rs
      - Quando você cria/atualiza alguma obra sua, os seguidores recebem notificação.
      - Quando você comenta ou vota em alguma obra na sua biblioteca, aparece no feed de notícias dos seus seguidores.
      - Agora a biblioteca são obras suas e de outros autores que você está lendo ou já leu. Para que seus seguidores saibam que você tem o livro nas suas listas, você terá de compartilhar com eles, fazendo assim:
      - clique em Meu Perfil;
      - abaixo do seu nome, tem links: Sobre, Conversas, Seguidores, Seguindo;
      - clique em 'conversas';
      - escreva ali a sua recomendação e informe em qual lista da sua biblioteca você add a obra citada;
      - Coloque o link dela;
      - clique em 'notificar seguidores' (fica logo abaixo do espaço onde você escreve a conversa);
      - clique em enviar.
      Espero ter ajudado!!

      Excluir
  10. Ei, linda, quando um capítulo é retirado do ar os views daquele capítulo também são apagados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ranah!
      Infelizmente são!... Tudo relacionado ao capítulo é perdido, tanto as visualizações, quanto as estrelas e comentários... :(

      Excluir
  11. Olá,não consigo entender esse aplicativo.pesquiso alguns livros,mas só consigo ler o começo,pq a pessoa não colocou o restante. Como assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Isso faz parte da estratégia dos autores... Alguns autores gostam de disponibilizar os capítulos aos poucos para fazer um mistério, dar ansiedade, com seus leitores. É um tipo de interação. Alguns liberam os capítulos assim que estão escritos, outros só depois que terminam de escrever o livro. Além disso, existe a 'degustação': nunca terá o livro completo, é só uma prévia dele... Minha sugestão é que você olhe no índice da obra se ela já foi concluída ou não. Assim, você pode ler apenas aquelas que já estão completas. Mas digo logo que são bem raras essas... bjs!

      Excluir
  12. Olá !
    Muito legal seu post, gosto muito da leitura virtual e confesso que já entrei neste site, mas não sabia mexer!
    Abraços,
    www.entrelinhaseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathália!
      Que bom que eu pude te ajudar! Sempre que tiver alguma dúvida, não fique receosa! Pergunte! Estarei atualizando a postagem com novas informações, então responder suas dúvidas me ajuda a me manter atualizada em tudo! beijo!

      Excluir
  13. Quero saber como faço pra ter o livro completo contos os capítulos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yasmim! Quando você abre a página principal do livro, logo abaixo do link do autor (ao lado da foto dele), está dizendo se o livro está completo ou não. Beijo!

      Excluir
  14. Olá, eu gostaria de saber se quando o autor visualiza as suas obras, mesmo estando com o perfil aberto, as visualizações vão contar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jordana! Não conta, não. Eu mesma fiz o teste, acessei minhas obras, passei pelos capítulos como se estivesse lendo e a contagem da visualização não mudou. Só irá contar se você acessar com outro perfil, pois será como se fosse outra pessoa. ;)

      Excluir
  15. Oi!
    Eu queria saber se tem como ler um livro no wattpad depois de retirado? Tem alguns autores que retiram e deixam só a degustação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiana!
      Os autores retiram o livro do Wattpad, deixando apenas alguns capítulos para degustação por diferentes motivos, mas o principal é a publicação do livro (impressa ou digital, sob contrato editorial ou não).
      Como são os próprios autores quem controlam o conteúdo de suas obras, após a retirada do mesmo da plataforma, não há possibilidade de ler o livro no Wattpad mais. Nesse caso, se é mesmo sua vontade realizar a leitura, procure o livro na Amazon ou com o autor. Abraços!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: